Siga o OTD

Natação

Aos 42 anos, Nicholas Santos conquista a prata no Mundial

Nicholas Santos fez 22s78 para conquistar a medalha de prata dos 50 m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste

Nicholas Santos medalha de prata 50 m borboleta Mundial de Esportes Aquáticos
FINA

Nicholas Santos fez história neste domingo ao conquistar, aos 42 anos, a medalha de prata nos 50 m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste. Foi o quarto pódio na dele na prova. Em 2015 e 2017, o nadador também ficou em segundo lugar e, em 2019, conquistou o bronze.

Antes da final, Nicholas Santos não tinha conseguido nadar abaixo de 23s em Budapeste. No sábado, nas eliminatórias, ele ficou em 13º lugar com 23s46. Na semifinal, conseguiu apenas a última vaga para a disputa de medalha ao marcar 23s04. Mas o melhor estava guardado para a final neste domingo. O veterano nadador fez 22s78 e bateu em segundo lugar, apenas 0s21 atrás do americano Caeleb Dressel, e 0s01 a frente de Michael Andrew, também dos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nicholas Santos foi, inclusive, homenageado pela Fina (Federação Internacional de Natação) nas redes sociais por ter se transformado no primeiro atleta com mais de 40 anos a medalhar em um Mundial de Esportes Aquáticos.

A medalha de prata conquistada por Nicholas Santos foi a segunda do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos. No sábado, primeiro dia da competição, Guilherme Costa faturou o bronze e quebrou o recorde sul-americano dos 400 m livre.

Além da medalha de prata de Nicholas Santos, o Brasil fez história neste domingo ao classificar Beatriz Dizotti e Viviane Jungblut para a final dos 1500 m livre feminino. As duas ficaram entre as oito melhores nas eliminatórias e disputam medalha na segunda-feira às 13h11.

Esta é a primeira vez na história que o Brasil tem duas mulheres em uma final de Campeonato Mundial de piscina longa. Para alcançar o feito, Beatriz Dizotti nadou os 1500 m em 16min08s35 e ficou com o sexto melhor tempo. Já Viviane Jungblut fez 16min09s27 para se classificar em sétimo. A melhor marca foi da americana Katie Ledeck, que completou a distância em 15min47s02.

Já o medalhista olímpico Fernando Scheffer não conseguiu se classificar para a final dos 200 m livre. Pela manhã, ele se classificou com o nono tempo ao nadar a prova em 1min46s71. Na semifinal, ele se manteve em segundo lugar de sua bateria por 150 m, mas na reta final acabou sendo ultrapassado por quatro atletas e terminou em sexto lugar com 1min46s11. No geral, terminou em nono lugar, apenas 0s05 atrás do americano Kieran Smith, que ficou com a última vaga para a disputa de medalhas.

Nas outras duas provas com participação brasileira, faltou muito pouco para conseguir mais duas vagas em semifinais. Guilherme Basseto fez 54s26 e ficou em 17º nas eliminatórias dos 100m costas, eliminado por 0s04. Mesma situação de Jhennifer Conceição, que foi a 17ª nos 100m peito com 1min07.s40 e ficou com fora por 0s05.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação