Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago se prepara para Mundial durante Brasileiro de natação paralímpica

A nadadora Carol Santiago usou o Campeonato Brasileiro de natação paralímpica para testar suas estratégias visando o Campeonato Mundial.

Carol Santiago no Campeonato Brasileiro de natação paralímpica - Carol com cabeça acima da água executando o nado borboleta
Ale Cabral/CPB

A campeã paralímpica Carol Santiago (da classe S12, para atletas com baixa visão) participou do Campeonato Brasileiro de natação paralímpica, que terminou na manhã deste sábado (14), como estratégia para o Mundial da modalidade no próximo mês, na Ilha da Madeira, em Portugal.

Representando o Grêmio Náutico União, Carol Santiago conquistou seis medalhas de ouro no Brasileiro de natação paralímpica: 50m e 100m livre, 100m costas, 100m peito, 100m borboleta e 200m medley.

Carol faz parte do grupo de 29 nadadores que representarão o Brasil no Campeonato Mundial de natação, em Portugal, de 12 a 18 de junho. Pelos critérios do CPB, que atua também como confederação da modalidade, por ser campeã paralímpica, ela já estava garantida para o principal evento da temporada. 

+ Gabriel Bandeira quebra recorde mundial dos 100m borboleta

Nas duas etapas do Circuito Paralímpico Loterias Caixa e no Campeonato Brasileiro, a nadadora pernambucana optou por um programa de provas maior para simular o ritmo intenso de competição que terá no Mundial.

Carol Santiago optou por não reduzir o número de provas

“Depois dos Jogos de Tóquio, a ideia era reduzir as minhas provas, mas decidimos manter um programa longo, cheio. Usamos táticas diferentes nas três últimas competições para testarmos e deu tudo certo. Fizemos todas as provas nesses três dias e vimos que é possível competir em alto nível em todas elas”, contou Carol Santiago que nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz o campo de visão. 

Carol Santiago treina no Centro de Treinamento Paralímpico desde 2018 e é acompanhada pela equipe multidisciplinar do CPB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Colocamos a Carol em todas as provas para testar realmente, nadar duas provas seguidas como 100m peito e 100m borboleta na sexta-feira. Foi bom para testarmos descanso, alimentação, suplementação, o que conseguimos segurar mais ou forçar em cada prova. No Mundial, ela nadará mais de uma prova por dia, uma individual e um revezamento”, explicou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira e responsável pela preparação de Carol.

Na Ilha da Madeira, Carol Santiago nadará os 50m e 100m livre, 100m peito, provas em que é campeã paralímpica, 100m costas e 100m borboleta (bronze nos Jogos de Tóquio). Ela também participará dos dois revezamentos para atletas com deficiência visual, 49 pontos, o 4x100m livre e medley. 

Outros resultados importantes

Na manhã deste sábado foram disputadas as provas mais rápidas da natação paralímpica, os 50m livre. O carioca Daniel Mendes (S6), do Clube de Regatas Vasco da Gama, bateu o recorde brasileiro nos 50m livre, com 30s51. Ele também está entre os convocados para o Mundial.

Leonardo Murante (S7) também estabeleceu uma nova marca nacional nos 50m livre, com 31s48.

Ao todo, nove recordes brasileiros, um recorde das Américas e um recorde mundial foram estabelecidos no Campeonato Brasileiro de natação paralímpica. Na última sexta-feira (13), Gabriel Bandeira (S14) quebrou o recorde mundial nos 100m borboleta.

As competições de natação organizadas pelo CPB retornarão a partir do mês de julho com o Meeting Paralímpico, que tem caráter estadual.

Mais em Paralimpíada Todo Dia