Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gabriel Araújo bate sexto recorde mundial no período de um mês

Gabriel Araújo quebrou neste domingo o recorde mundial dos 50 m borboleta, a sexta melhor marca do planeta que ele derruba em um mês

Gabriel Araújo sexto recorde mundial em um mês
Robson Fernandjes/CPB

O encerramento da Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação, no final da manhã deste domingo, 10, marcou também o fim da janela de obtenção de índices para disputar o Campeonato Mundial da modalidade, em junho, em Portugal. 221 nadadores participaram da etapa, realizada na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a manhã de sábado. O dia também foi marcada pela obtenção de mais um recorde mundial pelo mineiro Gabriel Araújo, da classe S2, do clube Bom Pastor, de Minas Gerais. Esta foi a sexta vez no período de um mês que ele estabeleceu a melhor marca do planeta. O recorde da vez foi nos 50m borboleta.

A sequência de Gabriel Araújo começou na primeira quinzena de março, na etapa da Itália do World Series do IPC. O atleta da classe S2 nadou para 55s59 a prova na manhã deste domingo, 10, melhor que o 56s13 que havia alcançado em 1º de abril, na Primeira Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação.

+Gabriel Araújo volta a bater recorde mundial nos 150m medley

Em março, ele havia nadado esta mesma prova em Lignano Sabbiadoro em 56s62. Desde a competição na piscina italiana, Gabriel bateu três recordes nos 50m borboleta e outros três nos 150m medley. As duas provas, entretanto, não fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ao final desta Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação, 22 atletas atingiram os índices estabelecidos pela diretoria de alto rendimento do CPB para representar o país no Mundial, de 12 a 18 de junho, em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. A convocação oficial com os nomes de todos os integrantes da delegação brasileira será feita nas próximas semanas pela coordenação da natação da entidadee.

Para carimbar o passaporte era necessário estabelecer os índices mínimos estabelecidos pelo CPB, que estão entre os seis melhores do mundo desde 2019. Outra forma de qualificação ao Mundial era a condição de campeão paralímpico em Tóquio 2020. Neste último critério, cinco atletas já estavam garantidos: Maria Carol Santiago, Gabriel Araújo, Talisson Glock, Wendell Belarmino e Gabriel Bandeira.

Há uma semana, o CPB realizou a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, também na piscina do CT Paralímpico, em São Paulo, e 14 atletas bateram a meta. Nesse mesmo final de semana, a gaúcha Larissa Rodrigues, conquistou o direito de ir ao Mundial após cumprir com os critérios durante a etapa de Berlim do World Series do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês). Até aí, o Brasil já tinha 20 representantes em Funchal.

Já nesta Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação, dois nadadores alcançaram as marcas. Ambos no sábado. Na disputa dos 50 m livre feminino, a paulista Maiara Barreto, da classe S3, superou em dois segundos o índice. “Na semana passada, não consegui o índice, fui embora muito chateada. Hoje, consegui, estou bem feliz. A pressão aumentou bastante, era uma única chance [de conquistar o índice]. Mas consegui ficar calma na hora da prova, tranquila, e deu tudo certo. Eu acho que em Portugal as minhas adversárias vão estar bem fortes”, analisou a atleta que sofreu uma lesão medular cervical e ficou tetraplégica após um acidente de moto em 2009.

Já nas provas do revezamento 4×50 livre misto 20 pontos, Daniel Mendes nadou os primeiros 50 m da prova em 30s38, apenas dez centésimos mais rápido do que o índice de 30s48 da sua classe S6 na mesma distância. “Este índice é muito representativo para mim. Ver que tudo está acontecendo de uma maneira incrível, meu primeiro Campeonato Mundial é uma melhora diária. Gratificante demais”, disse, no sábado.

Antes do Mundial de Funchal, os nadadores brasileiros terão mais uma oportunidade de competir no CT Paralímpico. No final de semana de 14 e 15 de maio, eles se despedem do Brasil no Campeonato Brasileiro de natação paralímpica.

Mais em Paralimpíada Todo Dia