Siga o OTD

Natação

Etiene Medeiros vence os 50m borboleta e se mostra surpresa com tempo que fez

O destaque do primeiro dia do Open de Natação, que está sendo disputado em Palhoça-SC em paralelo ao Campeonato Brasileiro Sênior, foi Etiene Medeiros. A nadadora venceu os 50m borboleta e se surpreendeu com o tempo que conseguiu fazer.

“Eu estou em uma fase boa, me sentindo bem e me preparando para os próximos desafios. Mesmo assim vim aqui para nadar tudo que posso e encarar com seriedade. É normal de manhã nadar um pouco mais pesado e sabia que agora podia melhorar, mas eu me surpreendi com esse tempo. Estou feliz, quero sempre estar competitiva. Em comparação com o ano passado, que o Open era seletiva Olímpica, agora é muito mais tranquilo, mas é bom também poder trabalhar com os nossos objetivos”, afirmou Etiene Medeiros, que, de manhã, tinha ficado em segundo lugar pelo Brasileiro Sênior, perdendo para Daynara de Paula, que ficou em segundo no Open.

Entre os homens, Henrique Martins confirmou o resultado da manhã e também levou ouro. Desta vez, o atleta do Minas Tênis Clube marcou 23s28, seguido por Guilherme Rosolen (23s75), do Pinheiros, e de Leonardo Schilling (23s95), do Marista Criciúma.

Nos 200m costas, assim como na parte da manhã, o Corinthians dominou. O clube fez primeiro lugar nas provas masculina e feminina com Brandonn Pierry (1m59s71) e Gabriela Mello (2m15s08). Na disputa feminina outra corinthiana, Natália de Luccas (2m16s03) ficou no degrau de prata. O Pinheiros fez a prata masculina com Fábio Santi (2m01s30) e o bronze feminino com Florência Perotti (2m17s93). O terceiro lugar masculino foi de Leonardo Finn (2m03s86), da Unisanta.

Joanna Maranhão, do Pinheiros, venceu os 800m livre pela marca de 8m38s73. Viviane Jungblut (8m42s89), do Grêmio Náutico União, e Bruna Primati (8m54s20) ficaram com a prata e o bronze. Os tempos da tarde também deram às duas primeiras o ouro e prata no Brasileiro Sênior. Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União, ficou com o bronze no Sênior, com 8m55s93.

Quem também se destacou foi Guilherme Costa, de 18 anos, que venceu a prova mais longa  das piscinas, os 1500m livre, que teve tríplice coroa — ouro, prata e bronze — para Unisanta: Guilherme (15m17s46), Luiz Arapiraca (15m35s28) e Victor Colonese (15m41s05). As marcas colocaram Arapiraca no degrau de ouro no Campeonato Sênior, seguido de Colonese e deu o bronze para Luiz Gustavo (15m44s25), do Grêmio Náutico.

— Me senti meio pesado desde o início, mas comecei bem. Foi muito bom. Este foi o meu primeiro título adulto. Ano passado fui terceiro aqui. Ano passado, no Mundial Júnior eu estava entre os cinco primeiro, agora consegui melhorar bem e quero continuar nestes nível — disse Guilherme.

Ao final do primeiro dia, Unisanta (49), Pinheiros (49) e Sesi (33)  lideram a competição, que  abre a disputa por vagas no Mundial dos Esportes Aquáticos, que acontecerá em Budapeste, na Hungria, em 2017. A seleção dos atletas desta vez será por índice técnico e a última seletiva acontecerá no Troféu Maria Lenk do ano que vem. Apenas os oito melhores serão convocados.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação