Siga o OTD

Natação

Brasil fatura três ouros, duas pratas e dois bronzes no Sul-Americano

Lucas Peixoto nos 100 m livre e as equipes de revezamento 4 x 200 m masculino e feminino ganharam as medalhas de ouro para o Brasil no Sul-Americano

revezamento 4 x 200 m feminino campeonato sul-americano de esportes aquáticos
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na abertura do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, o Brasil conquistou sete medalhas, três de ouro, duas de prata e duas de bronze na natação. Representado por uma equipe muito jovem, o país foi ao lugar mais alto do pódio nos revezamentos 4 x 200 m livre masculino e feminino e nos 100 m livre com Lucas Peixoto. As pratas foram conquistadas por Eduardo Moraes, nos 800 m livre, e Fernanda Celidônio, nos 200 m medley, mesma prova em que Vinícius Assunção foi bronze entre os homens. Nos 50 m costas, Pedro Motta também terminou em terceiro lugar.

lucas peixoto
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Lucas Peixoto, de apenas 20 anos, faturou os 100 m livre com a marca de 49s36, apenas sete centésimos a frente do venezuelano Alberto Mestre Vivas, que ficou com a medalha de prata.

“Estou muito feliz. Foi uma prova que me deixou bastante satisfeito. Claro que eu gostaria de ter feito um tempo um pouco melhor, mas estou muito feliz e satisfeito. Essa medalha vai pata a minha família e para meu clube também”, falou o campeão.

No revezamento 4 x 200 m livre feminino, o Brasil venceu a prova com mais de cinco de segundos de vantagem sobre a Argentina, que terminou com a medalha de prata. Rafaela Raurich, Fernanda Andrade, Giulia Chicon e Sofia Garuffi foram as responsáveis por conquistar a segunda medalha de ouro brasileira no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos.

Depois da vitória feminina, o Brasil foi campeão também do revezamento 4 x 200 m masculino. Murilo Sartori, Pablo Vieira, Gustavo Saldo e Lucas Peixoto terminaram a prova em 7min24s32, quase dez segundos a frente da Argentina, que ficou em segundo lugar.

Murilo Sartori, Pablo Vieira, Gustavo Saldo e Lucas Peixoto revezamento 4 x 200 m masculino
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A competição de Natação começou com o Brasil em todas as finais da noite. Um dos mais jovens da delegação, Eduardo Moraes abriu a porteira para as medalhas do Brasil com a prata nos 800m livre com a marca de 8m08s90.

“É uma felicidade muito grande. Estamos passando por um momento muito difícil, com pandemia, com adaptações. Meu objetivo era fazer o índice para a Seletiva Olímpica e eu consegui. Minha primeira medalha em Sul-Americano absoluto de maneira muito especial”, falou.

Nos 200m medley, mais uma prata para o Brasil. Fernanda Celidonio conquistou a primeira medalhas para a natação feminina no torneio com 2m16s93. Na mesma prova, Maria Luiza Pessanha terminou em quarto (2m19s49). Na mesma prova, mas para os homens, Vinicius Assunção conquistou o bronze com 2m03s99.

“Eu gostei bastante da minha prova. Queria fazer um tempo um pouco abaixo do que consegui, mas estou muito feliz com essa medalha de prata”, falou Fernanda.

Nado Artístico

O Nado Artístico no Sul-Americano é dividido entre rotinas livres e técnicas. A seleção campeã é aquela que somar o maior número de pontos nas duas rotinas. No solo técnico, o Brasil, com Julia Catharino, está na segunda colocação com 78.7802 PONTOS. Na equipe, a apresentação brasileira somou 77.2923 pontos e está na briga por medalhas. As rotinas livres serão na quinta-feira.

  

Mais em Natação