Siga o OTD

Natação

Moussalem deu ‘cara a tapa’ por vaga nos Jogos de Tóquio

Vivendo desde 2017 nos Estados Unidos, nadador natural de Cuiabá quer estar no Japão no próximo ano

Privilegiado, Iago Moussalem é um dos poucos que treina na água
Brasileiro está nos Estados Unidos desde 2017 e vem conhecendo o mundo com a natação (reprodução Instagram/Iago.mo)

“Fui dando a cara a tapa e cheguei aqui”. Assim é como Iago Moussalem explica como chegou para treinar nos Estados Unidos em 2017. Depois de chegar em Miami, o atleta está desde 2019 em Indiana e busca conseguir o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Em 2017, Iago Moussalem pensou um pouco no seu futuro e pensou um pouco fora da piscina. Querendo treinar nos Estados Unidos, o atleta passou a mandar email para os técnicos de universidades americanas com seus dados, suas marcas e buscou uma oportunidade. 

Ver essa foto no Instagram

Trust the journey! #roadtotokyo

Uma publicação compartilhada por Iago Moussalem 🔱 (@iago.mo) em

“Eu fui mandando email com as minhas marcas, tudo que eu tinha e quem me respondia a gente conversa mais. Assim foi até eu conseguir uma vaga e vir para os Estados Unidos”, comentou o atleta em live para o Olimpíada Todo Dia. Ele foi estudar engenharia em uma universidade em Miami. 

+ Com tripladinha, Brasil conquista sete pódios em Portugal

Depois de dois anos estudando nos Estados Unidos, o atleta passou por mais uma mudança. A oportunidade de treinar em um lugar melhor, com mais estrutura, fez Iago Moussalem rumar para Indiana. “A maioria das pessoas do Brasil pensa que todas as faculdades daqui tem a mesma estrutura, mas não é assim. A que eu estou aqui agora, no estado de Indiana, tem mais estrutura do que a anterior e eu venho me preparando nela desde 2019”. 

Por Tóquio

Iago Moussalem não tem índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em suas duas provas preferidas, os 100 m e os 200 m borboleta, o atleta está bem próximo de conquistar o tempo de classificação para Tóquio-2020.

Nos 100 m, Iago precisa nadar abaixo do 51s96 e o melhor tempo de sua vida é apenas 0,13s mais lenta. Já nos 200 m, Moussalem tem como meta 1min56s8 e precisa abaixar sua melhor marca em cerca de um segundo para se garantir em Tóquio. 

“Trabalho todos os dias para estar lá. Busco sempre ver as coisas pelo lado bom, tento aprender sempre. Sei que preciso melhorar, busco melhorar, mas quero estar no Japão no ano que vem”. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Trajetória no esporte

Vindo do Mato Grosso, Iago Moussalem começou na natação por influência de sua mãe. Ellen Moussalem é formada em educação física e falou para o filho ir nadar no projeto social da cidade que morava. A partir deste momento, há 15 anos atrás, Iago não parou mais de cair nas águas pelo mundo. 

“Ela dava aula em um projeto e me falou para ir lá e nadar. Depois disso eu não parei mais. Fazia natação, futebol e basquete. Teve uma época que eu fui jogando menos nos outros dois, decidi parar e continuei nadando”. 

Depois de alguns anos nadando em sua cidade, Iago Moussalem teve a primeira oportunidade fora de sua cidade. Aos 13 anos, o atleta se tornou atleta do Corinthians e passou a viver em São Paulo. 

Ver essa foto no Instagram

Looking at some B1G things coming! 🙏🏻 #VamoQVamo

Uma publicação compartilhada por Iago Moussalem 🔱 (@iago.mo) em

“Em 2012 eu fui pro Corinthians e foi muito bom. Passei a treinar de uma forma um pouco diferente, convivi com atletas como Leonardo de Deus, Thiago Pereira e Brandonn Almeida. Conquistei meu primeiro título brasileiro, foi uma época muito legal”. 

Atualmente, mesmo treinando e morando fora do país, Iago Moussalem é atleta do Pinheiros e, mesmo passando pequenos períodos de tempo treinando no time paulista, se sente em casa”. 

“Fico cerca de quatro meses no Pinheiros treinando por ano, mas por passar os dias junto com a equipe, treinando, almoçando, jantando, você acaba tendo e mantendo a união para o ano todo”, finalizou o atleta. 

Confira como foi a live de Iago Moussalem com o OTD:

Mais em Natação