Siga o OTD

Natação

Lorraine Ferreira ressalta importância da união das atletas

Nadadora endossa recentes críticas à falta de apoio à natação feminina e reúne-se com colegas para organizar reação

Lorrane Ferreira
Lorraine Ferreira brigará pela vaga olímpica na seletiva brasileira em 2021 (Instagram/lorranevf)

A nadadora Lorraine Ferreira participou de uma live realizada no Instagram do Olimpíada Todo Dia na noite desta terça-feira (11) e endossou a lista das atletas que exigem uma mudança na maneira como é tratada a natação feminina no Brasil.

A polêmica foi escancarada há algumas semanas, quando a medalhista olímpica Poliana Okimoto questionou o fato de apenas uma mulher figurar entre os 15 nadadores convocados pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para treinar em Portugal pela Missão Europa desenvolvida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

“A Missão Europa foi uma ilustração da nossa realidade de falta de atenção pela natação feminina. Nós conseguimos reunir muitas meninas num grupo e estamos dando um passo fundamental que é o diálogo. Aproximar as meninas. Essa união é o primeiro passo para entendermos o que estamos passando, compreender melhor a nossa situação”, avaliou Lorraine Ferreira.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Acompanhe o papo com a @lorranevf, que compartilhou a trajetória, os desafios e os sonhos na #natação. Assista!

Uma publicação compartilhada por Olimpíada Todo Dia (de 🏡) (@otd_oficial) em

Segundo a nadadora, de 27 anos, as atletas estão conversando com frequência desde que esta questão foi levantada. Na visão dela, que pratica natação desde os oito anos, esta união e aproximação deve trazer frutos ao esporte brasileiro num futuro próximo.

+ Brandonn Almeida está com coronavírus após teste em Portugal

“Acho que o resultado disso vai ser mais sentido pelas próximas gerações. Porque as coisas não mudam da noite pro dia. Precisamos trabalhar várias questões e entre elas a representatividade. Queremos valorizar quem já obteve o sucesso, porque muitas vezes a gente não fala dos resultados de atletas como Fabíola Molina, da Flavia Delaroli. Essa perda de referência cria um vazio para as atletas mais jovem porque essas memórias ficam pra trás. Temos que nos basear nessas mulheres e continuar a trilhar esse caminho vitorioso.”

Meta e foco pessoal

Com um histórico recente de bons resultados, Lorraine Ferreira já tem bem determinado o próximo foco e grande sonho: chegar numa final olímpica.

Dentre últimos resultados, destaque para a medalha de prata Pan-Americanos de Lima, no revezamento 4×100 metros livre misto, além do quarto lugar nos 50 metros livre, sua especialidade nas piscinas, e o título de campeã brasileira do Troféu Brasil 2018,

+ CONHEÇA O BLOG OTD DELAS

Ainda sem ter vaga garantida nos Jogos de Tóquio, adiado para o ano que vem, o primeiro passo rumo ao seu grande objetivo precisará ser dado na seletiva da natação brasileira marcada para abril de 2021.

Lorrane Ferreira natação feminina
Lorrane Ferreira deve voltar aos treinos nos próximos dias (Instagram/lorranevf)

“O meu foco é buscar esse índice de 24s77. O meu melhor tempo é 24s94. Então já nadei próximo desse tempo e estou confiante. Vinha corrigindo algumas coisas nos meus treinamentos deste ano e estava bem animada com o trabalho até o início dessa pandemia. Agora vou precisar rever pra sentir como vai ser essa retomada, saber quando terão novas competições para ajudar nessa preparação. Mas posso dizer que meu pensamento está focado nisso. Vivendo um dia de cada vez para que possa estar em Tóquio no ano que vem”, avaliou.

+ Mulheres em cargos de comando, por que ainda é tão raro?

Volta à piscina

Atleta do clube Pinheiros, em São Paulo, Lorraine Ferreira tem vivido os últimos meses de quarentena em Belo Horizonte, sua cidade natal. Apesar de manter uma rotina com atividades físicas, está há algum tempo longe da piscina. No entanto, a situação está prestes a voltar, na mediada do possível, ao normal, já que o clube reabriu no começo desta semana e a atleta já planeja trocar a capital mineira pela paulista nos próximos dias.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Eles liberaram a volta gradual dos atletas com algumas restrições. Então eu vou esperar mais um tempinho antes de retornar pra São Paulo. Porque não adianta só voltar. Tem que voltar com a segurança de que vai dar tudo certo e de que não correremos risco de precisar fechar tudo de novo”, completou a brasileira da natação feminina.

Mais em Natação