Siga o OTD

Pan 2019

Gabriel Santos é pego no doping e pode perder Mundial e Pan

Titular do revezamento 4x100m livre da seleção, Gabriel Santos foi pego no exame antidoping para clostebol

Gabriel Santos - revezamento 4x100m livre masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Olimpíada
Divulgação/CBDA

Más notícias para a natação brasileira. Titular do revezamento 4x100m livre da seleção, Gabriel Santos foi pego no exame antidoping, segundo informou o Globo Esporte. A publicação afirma que foi detectada a substância clostebol em um teste de urina realizado pelo paulista no dia 20 de maio, em São Paulo.

O atleta de 23 anos já foi notificado e agora tem dez dias para pedir a abertura da contraprova à Fina (Federação Internacional de Natação).  Com isso, Gabriel pode ficar de fora dos principais torneio internacionais, como o Campeonato Mundial de Esportes Aquático na Coreia do Sul, que está marcado para o dia 12 de julho, e os Jogos Pan-Americanos, entre julho e agosto,  para os quais ele estava classificado.

A seleção brasileira, inclusive, é favorita na briga por medalhas no 4x100m livre tanto no Mundial, quanto no Pan, já que tem o melhor tempo do ano na prova.

Gabriel vinha colecionando medalhas desde que disputou os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Desde então, ele foi campeão dos 100m livre no Troféu Maria Lenk em 2017 e 2018, conquistando o seu hexacampeonato na prova.

Vale lembrar ainda que o clostebol, anabólico sintético, é o mesmo pelo qual Maurren Maggi foi pega no doping em 2003.

Mais em Pan 2019