Siga o OTD

Natação

Brasil estreia no Mundial com bronze no revezamento 4x100m

Com 15 atletas representando o Brasil no primeiro dia do Campeonato Mundial de Natação em piscina curta, revezamento 4x100m masculino rende medalha de bronze.

Brasil estreia no Mundial com bronze no revezamento 4x100m
Reprodução

Começou, nesta terça-feira (11), o Campeonato Mundial de Natação em piscina curta. Ao todo, 15 atletas brasileiros estrearam na piscina do Centro Olímpico de Hangzhou, na China, mas somente na última prova do dia veio a primeira medalha para o Brasil. Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Breno Correia e Cesar Cielo garantiram o bronze no revezamento 4x100m livre.

Com a medalha, Cesar Cielo se tornou o brasileiro com maior número de conquistas em Campeonatos do Mundo: 18. “Foi uma medalha conquistada mesmo no desempenho e na superação de cada um. Posso dizer que minha vinda para cá já foi justificada. Agora, quero aproveitar cada momento com cada amigo e tem muita coisa por vir. Têm revezamentos, provas individuais. Sei que posso ampliar esse recorde e vou em busca disso”, disse o atleta.

Confira a participação brasileira no dia:

Masculino

Revezamento 4x100m livre
No revezamento 4x100m livre masculino, o Brasil foi representado por Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Breno Correia e Cesar Cielo. A equipe conquistou a classificação à final em segundo lugar, com 3:05.70, atrás apenas da Rússia.

Na decisão, fechando com “chave de bronze”, a equipe ficou com o terceiro lugar após grande disputa com a Itália, com o tempo de 3:05.15. O ouro foi conquistado pelos Estados Unidos e a prata ficou com a Rússia.

400m livre
Fernando Scheffer se classificou à final dos 400m livre masculino em terceiro, com o tempo de 3:39.10. Na final, porém, o brasileiro não repetiu o bom desempenho e ficou em oitavo, com 3:39.40. Danas Rapsys conquistou o ouro, Henrik Christianse a prata a Gabriele Detti o bronze.

“Nadei para 3m39s novamente e isso é bom. Pela manhã, baixei o meu próprio recorde sul-americano. Final é assim mesmo, me senti bem, tenho que ver exatamente o que aconteceu, mas é final de Campeonato Mundial. Só estão os melhores”, disse.

100m costas
Guilherme Guido se garantiu na grande final dos 100m costas masculino, ao concluir a etapa semifinal em segundo, com 49.45, atrás apenas do chinês Jiayu Xu. Na mesma prova, Guilherme Basseto ficou em 13º e não conquistou a classificação na decisão. A final ainda não foi disputada.

Nas eliminatórias, Guido quebrou o recorde sul-americano da prova ao terminar sua série em 49s57. Na semifinal, voltou a nadar entre os melhores e baixou ainda mais a marca para 49s45.

“Muito legal saber que estou na minha melhor forma. Foi uma prova muito boa, me senti bem. Agora é descansar para amanhã, na final, fazer mais um melhor resultado para conquistar uma medalha para o Brasil”, disse Guido.

100m peito
João Gomes Júnior e Felipe Lima também disputaram uma semifinal, dos 100m peito masculino. Os dois, porém, não conquistaram a classificação à final. No geral, João ficou em 11º, com 57.26, e Felipe em 12º, com 57.30.

200m borboleta
Luiz Altamir Melo se garantiu na grande final dos 200m borboleta masculino ao conquistar o terceiro lugar na classificação, com o tempo de 1:51.31. Na decisão, entretanto, o brasileiro terminou em sexto, com 1:51.99. O pódio foi composto por Daiya Seto, Chad Le Clos e Zhuhao Li.

200m medley
Caio Pumputis e Leonardo Coelho Santos disputaram a decisão dos 200m medley masculino. Na classificação, ambos tiveram bons tempos e ficaram em segundo e quinto, respectivamente. Já na final, Caio terminou em quinto, com 1:53.05, e Leonardo em sexto, com 1:53.38.

O chinês Shun Wang conquistou o ouro, o norte-americano Josh Prenot ficou com a medalha de prata o o japonês Hiromasa Fujimori garantiu o bronze.

“Ficar em 5º ou 6º no nosso primeiro Mundial não é para qualquer um. Claro que sempre queremos mais, uma medalha, um recorde, mas temos que estar felizes de estar entre os melhores do mundo. A meta é, agora, é superá-los”, relatou Caio.

Feminino

200m livre
Manuella Lyrio e Larissa Oliveira ficaram de fora da final dos 200m livre feminino por muito pouco. Na classificação geral das eliminatórias, Manuela fez a prova em 1:54.87 e ficou em 9º. Já Larissa nadou em 1:54.88 e ficou com a 11ª colocação.

O pódio da categoria foi composto pela australiana Ariarne Titmis com o ouro, a norte-americana Mallory Comerford com a prata e a holandesa Femke Heemskerk com o bronze.

100m costas
Única representante brasileira na prova dos 100m costas feminino, Etiene Medeiros não nadou bem na estreia. A atleta terminou a fase eliminatória em 21º lugar, com 58.62, ficando de fora da semifinal.

Mais em Natação