Siga o OTD

Nado Artístico

Brasil é campeão geral do nado artístico no Sul-Americano Juvenil

Com 11 ouros e 17 medalhas, seleção brasileira de nado artístico dominou as disputas juvenil e júnior no Sul-Americano

seleção brasileira de nado artístico campeã geral do Sul-Americano Juvenil
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A seleção brasileira de nado artístico sagrou-se campeã geral do Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, em Buenos Aires, na Argentina. O time verde-amarelo dominou as disputas das categorias juvenil e júnior e faturou 17 medalhas no total, sendo 11 de ouro. Nos saltos ornamentais, a equipe brasileira teve 26 pódios, mas ficou em segundo lugar na classificação geral.

Durante os cinco dias de disputas, o Brasil marcou 292 pontos para levar o título geral do nado artístico. Foram 11 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze obtidas durante as provas. Além disso, o país teve as três melhores atletas da competição: Marina Postal, no juvenil, e Sara Marinho e Gabriela Thedim, no júnior.

Já nos saltos ornamentais, o Brasil conquistou 26 medalhas, sendo cinco ouros, 11 pratas e dez bronzes. Os atletas do país foram ao pódio em todas as etapas da competição. Ao todo, a equipe somou 698.00 pontos e ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás da Colômbia, que faturou 23 ouros e 44 medalhas no total.

“Foi uma campanha importante para a gente poder reparar em como os outros países estão trabalhando. Existe uma atenção muito grande para os trabalhos de Colômbia e Brasil. Hoje, a Colômbia está um pouco à frente da gente. No último Sul-Americano, nós estávamos. É importante dizer que temos atletas muito jovens, que tiveram suas primeiras experiências internacionais aqui. Vamos investir e trabalhar nestes talentos para voltarmos ainda mais fortes”, disse o chefe de equipe, Hugo Parisi.

O Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos segue até o dia 27 de setembro. Neste sábado (16), começam as disputas de natação e polo aquático. No dia 23, em Santa Fé, será a vez das águas abertas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Nado Artístico