Siga o OTD

Natação

Revezamento 4x200m feminino é 8º em final com recorde mundial

Na final do revezamento 4x200m livre feminino, o Brasil terminou na 8ª colocação com 7m59s10. Stephanie e Gabi pararam nas semifinais.

Nathalia Almeida, Maria Fernanda Costa, Stephanie Balduccini formam o revezamento 4x200m no Mundial de Fukuoka
Nathalia Almeida, Maria Fernanda Costa, Stephanie Balduccini formaram o revezamento 4x200m no Mundial de Fukuoka (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

Lutando por uma vaga em Paris 2024, o revezamento 4x200m feminino se colocou no ranking de classificação para as Olimpíadas. Na final da prova no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, as brasileiras terminaram na oitava colocação. O ouro ficou com o quarteto australiano, que pulverizou o recorde mundial. Além disso, o País ainda contou com Stephanie Balduccini e Gabrielle Assis nas semifinais. Patrícia Valente acabou entre as 10 melhores no high diving.

O revezamento 4x200m feminino foi escalado com Stephanie Balduccini, Mafê Costa, Gabi Roncatto e Nathalia Almeida. Essa foi a segunda vez que as atletas competiram nesta formação, repetindo as eliminatórias. Balduccini abriu bem e ocupou o sétimo lugar nos primeiros 100m. Contudo, acabou perdendo fôlego e entregou na última posição. Depois disso, as brasileiras não ganharam mais colocações e fecharam com 7m59s10.  

A marca ficou quase três segundos abaixo dos 7m56s14 realizados nas classificatórias. Como resultado, as brasileiras ocupam neste momento a quinta posição no ranking de classificação para os Jogos Olímpicos. A World Aquatics (antes FINA) garante vaga direta para os revezamentos que conquistarem pódio em Fukuoka, além dos 13 melhores tempos somando os resultados deste Mundial e o do próximo ano.

Com um verdadeiro quarteto dos sonhos, a Austrália faturou o ouro. Além disso, a formação com Mollie O’Callaghan, Shayna Jack, Brianna Throssell e Ariarne Titumus, pulverizou o recorde mundial da prova com 7m37s50. Dessa forma, abaixou a antiga marca em quase dois segundos. Estados Unidos e China completaram o pódio e se já garantiram nas Olimpíadas.

Brasileiras nas semis

Outras brasileiras disputaram semifinais individuais no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos nesta quinta-feira (27). Nos 100m livre feminino, Stephanie Balduccini não conseguiu repetir seu desempenho das classificatórias na semifinal. Nadando para 54s69, a jovem brasileira chegou em sétimo lugar em sua bateria e acabou com o 13º melhor tempo da prova. Junxuan Yang foi a última classificada para final marcando 53s67. 

Gabrielle Assis após completar a prova dos 200m peito no Troféu Brasil de Natação
Gabrielle Assis (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim como Stephanie, Gabrielle Assis também não performou melhor na semifinal se comparado ao desempenho das eliminatórias. Na etapa da manhã japonesa, a nadadora do Flamengo bateu o recorde brasileiro dos 200m peito. Contudo, lutando por uma vaga na decisão, ela nadou para 2m25s56 e chegou em sétimo na sua bateria. No geral, seu tempo ficou em 12º lugar.

Patrícia no top-10 do high diving

Na madrugada desta quinta-feira, aconteceram as últimas duas rodadas do high diving feminino. O Brasil foi representado por Patrícia Valente. Assim como na primeira rodada, quando terminou em oitavo lugar, a brasileira manteve-se na mesma posição até o final. 

Adicionando mais 141.30 em dois saltos aos 122.90, a brasileira fechou a prova com 264.20 no total. A australiana Rhiannan Iffland ficou com o ouro somando 357.40, enquanto as canadenses Molly Carlson (322.80) e Jessica Macaulay (320.95) completaram o pódio

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Natação