Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Brasileiros não se classificam para finais em Budapeste

mundial sub-18 de atletismo
Foto: Divulgação / CBDA

Os atletas brasileiros não conseguiram bons resultados no primeiro dia do Campeonato Mundial de Budapeste de Esportes Aquáticos, na Hungria. O torneio teve início nesta sexta-feira (14) e contou com participações brasileiras nos saltos ornamentais e no nado sincronizado.

Saltos ornamentais masculinos

O brasileiro Ian Matos não conseguiu se classificar para as finais do salto ornamental no trampolim de 1m masculino. Ian ficou na 33ª posição da tabela das eliminatórias com uma pontuação de 303.30.

Em seu primeiro salto, o brasileiro conseguiu 42 pontos e ficou na 50ª posição. Ao longo das tentativas ele evoluiu e conseguiu chegar ao 32º lugar na tabela. No entanto, os 51 pontos na última tentativa não foram suficientes para garantir a posição e ele caiu para 33º.

“Fico meses sem treinar no trampolim de um metro, mas escolhemos por alguns saltos com grau de dificuldades mais altos, para aumentar a pressão na prova. Gostei dos meus saltos, mas tenho que prestar atenção, pois cometi erros no meu salto ‘mais fácil’. Estou bem e sei que o importante vai ser a prova de três metros”, avaliou o atleta.

Os 12 primeiros colocados garantiram vaga na final. A liderança ficou para o chinês Jianfeng Peng, com 435.15 pontos. Ele foi seguido por Chao He, também da China, com 431.35, e pelo italiano Giovanni Tocci, com 410.60. A final será disputada no próximo domingo (16).

Saltos ornamentais femininos

As brasileiras Luana Lira e Tammy Takagi não conseguiram se classificar para as finais dos saltos ornamentais na plataforma de 1m. Luana conseguiu 215.60 pontos nas cinco tentativas e ficou na 32ª posição. Ela foi seguida de perto por Tammy Takagi, que ficou em 33º com 214.40 pontos.

“Com certeza deu para sentir o gostinho de como vai ser a prova, o tempo de descanso e como nos concentrar. Na próxima vamos estar mais preparadas. Hoje não cometi erros, mas também não tivemos acertos, que é o que estávamos buscando. Agora é concentrar mais e tentar acertar o máximo possível”, apontou Tammy. Luana também avaliou bem a prova.

“Eu gostei da minha prova. Temos que fazer alguns ajustes e melhorar em alguns detalhes. Dá um alivio passar desta primeira fase, sou muito ansiosa. Agora é concentrar mais e pensar em que errei e posso melhorar para as próximas provas”, disse. As duas voltam à piscina para as versões individuais e sincronizadas da prova do trampolim de três metros.

A liderança da prova foi da australiana Maddison Keeney, que conseguiu 283.80 pontos. Na segunda posição, a chinesa Yiwen Chen garantiu 277.20 pontos. Por fim, a terceira posição ficou com a atleta da Malásia Jun Hoong Cheong com 272.75 pontos. A final reunirá as 12 melhores colocadas neste sábado (15).

Nado sincronizado

A brasileira Giovana Stephan ficou com a 14ª posição na tabela do solo técnico. Ela ficou com 77.6135 pontos na tabela das eliminatórias, a 2.6813 da última colocada, a suíça Vivienne Koch. Com o resultado, ela ficou de fora da lista de 12 atletas que disputarão a final.

 

A liderança ficou com a russa Svetlana Kolesnichenko, que garantiu 94.0229 pontos. O segundo lugar foi para Ona Carbonell, da Espanha, com 92.3893. Yukiko Inui, do Japão, ficou com a terceira colocação, com 90.8837.

No dueto técnico, por sua vez, Luísa Borges e Maria Coutinho ficaram com a 15ª posição e também não avançam para a próxima etapa. A dupla brasileira ficou com 81.3024 pontos e não conseguiu uma vaga entre as 12 primeiras.

A dupla russa Svetlana Kolesnichenko e Alexandra Patskevich ficou com a primeira colocação, com 95.0062 pontos. A segunda posição foi para as chinesas Wenwen e Tingting Jiang, com 92.9033. No terceiro lugar, ficaram as ucranianas Yelyzaveta Yakhno e Anna Voloshyna, com 90.6940.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Saltos Ornamentais