Siga o OTD

Natação

João Gomes Júnior e Felipe Lima vão para final dos 50m Peito

João Gomes Junior e Felipe Lima se classificam para a final dos 50m Peito.

Felipe Lima Etapa de Eidhoven da Copa do Mundo de natação lista dos brasileiros classificados para os jogos olímpicos Tóquio 2020

Mais uma vez o Brasil terá chance de medalha nos 50m no Mundial de Esportes Aquáticos Gwangju 2019. Na semifinal da distância no nado peito, João Gomes Júnior e Felipe Lima fizeram o esperado após boa eliminatória e se classificaram com bons tempos.

Lima foi o segundo melhor, com 26s22, enquanto Gome Junior foi o quinto, com 26s84. Ambos vão para a piscina amanhã com chance de medalha. O favorito é o britânico Adam Peaty, atual bicampeão mundial da prova.

A última vaga na prova foi decidida em um swim-off. Kirill Prigoda, da Rússia, garantiu a última vaga, vencendo Tobias Bjerg, da Dinamarca, por 7 centésimos de segundo.

Leonardo de Deus também é finalista

No 200m Borboleta, Leonardo de Deus também garantiu vaga na final com o quarto melhor tempo (1m55s71). Kristof Milak, atual campeão europeu, dominou a semifinal, com tempo de 1m52s96 e saltará da raia 4 na decisão.

O brasileiro Luiz Altamir fez o sexto melhor tempo de sua série e ficou de fora da final.

A surpresa ficou por conta do atual campeão mundial da prova, Chad Le Clos, terminar apenas em quinto no geral. Ao ser perguntado sobre o desempenho do rival, Leonardo de Deus brincou: “Acho que mostra que ele não é mais garoto, assim como eu.”

+CONFIRA TUDO SOBRE O MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DE GWANGJU

Guilherme Guido é sétimo no 100m costas

Na única final disputada por um brasileiro na manhã de hoje, Guilherme Guido ficou com a 7ª colocação, com tempo de 53s26. Xu Jiayu, da China, defendeu seu título mundial e ficou com o ouro.

Evgeny Rylov, da Rússia, e Mitchell Larkin, da Austrália, completaram o pódio com prata e bronze respectivamente. Ryan Murphy, campeão olímpico da prova, ficou em quarto lugar e sem medalha.

“Os oitos que estão aí são os oito que estarão lá (em Tóquio),”disse Guido após a prova. “Tenho um ano para trabalhar.” Sobre o tempo que fez nas eliminatórias, mostrou otimismo: “É bom saber que dá para nadar 52 segundos.”

“Eu ganho, você perde”

O chinês Sun Yang foi mais uma vez alvo de uma polêmica após ganhar um ouro em Gwangju. E isso porque, a princípio, havia perdido sua prova e ficado em segundo.

Danas Rapsys, da Lituânia, foi o vencedor da final. No entanto, um movimento precipitado de quadril na hora da largada o fez ser desclassificado. Sun Yang herdou o ouro, Katsuhiro Matsumoto a prata e Martin Malyutin e Duncan Scott o bronze, empatados.

No pódio, a polêmica foi justamente com um dos “herdeiros”. Após Scott repetir o que Mack Horton fez dois dias atrás e se recusar a tirar foto com Yang, o chinês gritou com ele no pódio. Na saída da cerimônia, pode ser visto falando na cara de Scott: “Eu ganho, você perde.”

Atletas como Horton e Scott protestaram a permissão recebida pela FINA e CAS (Corte Arbitral do Esporte) Sun Yang de participar do mundial. O chinês se envolveu num confusão em uma retirada de amostra de sangue para antidoping em setembro do ano passado. A WADA, agência mundial antidoping, contesta a decisão do CAS de deixá-lo nadar.

Em 2014, Yang foi flagrado por doping e cumpriu 3 meses de suspensão.

Mais em Natação