Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela começa busca pela vaga olímpica no Mundial

Campeã da Série Mundial de 2018, Ana Marcela chega com status de favorita para a prova dos 10km que acontece neste sábado (13), na Coréia do Sul

Neste sábado (13), às 20h (horário de Brasília), Ana Marcela Cunha entra no mar para a prova da maratona aquática 10km feminina no Mundial de Desportos Aquáticos, realizado em Gwangju, na Coréia do Sul. Se o maior sonho da brasileira é a  medalha olímpica em Tóquio 2020, essa será a primeira chance que ela terá para a conquista da primeira etapa: a vaga na disputa.

Depois de ter sido campeã da Série Mundial da modalidade em 2018, Ana Marcela chega como favorita. “Com toda certeza, agora, nesse campeonato mundial a gente espera ir super bem, com eu falei, a gente está se programando pra chegar tanto no campeonato mundial como nos jogos Pan-Americanos bem,” contou ao Olimpíada Todo Dia.

Somente as dez primeiras colocadas da prova dos 10km garantem vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além de Ana Marcela, Viviane Jungblut também estará na prova. As duas voltam para o mar, no Mundial, na terça (16), às 20h, para a disputa dos 5km. O revezamento por equipes 5km será feito no mesmo horário, mas na terça (17) com atletas ainda à definir. E, para fechar, Ana Marcela Cunha nada os 25 km na quinta (18), novamente às 20h – Victor Colonese também estará presente nessa distância.

“O campeonato mundial termina sendo sim um bom termômetro, porque eu vou estar preparada para a prova dos 10km, que vai ser seletiva para a Olimpíada”, conclui. Essa é a primeira missão de Ana Marcela, que tem o plano de alcançar a meta logo na primeira oportunidade, mas, mesmo assim, o calendário dará uma outra chance logo na sequência: Lima 2019.

“Tem a distância da prova do Pan-Americano também, né? Então, isso faz com que seja um reflexo de uma boa preparação para o campeonato mundial, conseguir segurar mais duas semanas para estar podendo competir super bem no Pan-Americano também,” contou. Nos Jogos, Ana Marcela compete no dia 04 de agosto, às 11h (horário de Brasília).

Suas principais adversárias serão a americana Haley Anderson e a equatoriana Samantha Arévalo, que conquistaram alguns pódios no circuito mundial no ano passado. Ana Marcela Cunha já disputou duas vezes a prova de 10km feminino em Jogos Pan-Americanos. No Rio de Janeiro 2007, ficou em quinto lugar. Quatro anos depois, em Guadalajara 2011, terminou em sétimo.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Maratona Aquática