Siga o OTD

Maratona Aquática

Rainha do Mar confirma mais sete nomes na prova da elite

Organização do evento anunciou sete atletas na prova de elite, incluindo a campeã mundial Leonie Beck

Leonie Beck é um dos nomes confirmados no Rainha do Mar 2024
(Foto: World Aquatics)

Mais sete atletas foram confirmadas na prova elite da terceira edição do Rainha do Mar, evento de águas abertas que ocorre na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além da campeã olímpica Ana Marcela Cunha, anteriormente anunciada, a organização relacionou quatro atletas estrangeiras e outras três brasileiras para a competição, que acontecerá em 25 de fevereiro.

Um dos nomes confirmados é o da alemã Leonie Beck, que foi campeã mundial nos 5km e nos 10km no ano passado. Além dela, estarão presentes a italiana Arianna Bridi, dona de 20 medalhas em etapas de Copas do Mundo; a francesa Oceane Cassignol; e, por fim, a equatoriana Samantha Arevalo, presente nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos.

Capitaneado por Ana Marcela, o time de nadadoras brasileiras tem três representantes que conhecem bem o Rainha do Mar. Gabi Roncatto e as irmãs Cibelle e Viviane Jungblut participaram das duas edições do evento e também competirão neste ano. Vivi, inclusive, subiu no pódio em ambas oportunidades: vice-campeã em 2022 e bronze no último ano.

A disputa da elite terá dez participantes, sendo oito convocadas pela organização do evento e mais duas oriundas das disputas amadoras. As selecionadas serão as duas primeiras colocadas da prova sprint, que acontece horas antes da principal atração. A holandesa Sharon van Rouwendaal é a atual bicampeã, mas não estará presente neste ano.

O Rainha do Mar 2024 oferece três opções de provas para participantes a partir de 11 anos de idade. A Open tem percurso de 500 metros nas águas da “Princesinha do Mar”, palco olímpico da maratona aquática na Rio 2016. A categoria Sprint conta com distância de 1 km, enquanto a Classic tem 2 km. Entre as profissionais, a prova terá o total de 3 km, dividida em três fases eliminatórias.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Maratona Aquática