Siga o OTD

Maratona Aquática

Troféu Maria Lenk contará com prova de maratona aquática

Divulgação/CBDA

O Troféu Maria Lenk vai contar com a maratona aquática entre suas provas. 

O Troféu Maria Lenk de 2018 já estava recheado de novidades por ter a formação de três seleções em um único evento. A nova gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, porém, decidiu ir além: Neste ano, a principal competição de natação do ano terá uma prova de maratonas aquáticas. A disputa será apenas será realizada no dia 15 de abril, também no Rio de Janeiro.

A competição será realizada no mesmo percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando Poliana Okimoto conquistou a medalha de bronze – única medalha olímpica feminina dos desportos aquáticos do Brasil.

Assim como as disputas na piscina, a prova de maratona aquática será seletiva para três competições do ano: Jogos Sul-Americanos ODESUR, Pan-Pacific e Campeonato Sul-Americano Absoluto.

“Nós queremos aproveitar essa simbiose entre a natação de fundo e a maratona para juntar as duas coisas em uma só competição. A prova ganha dois atrativos: o fato de ser no percurso olímpico é muito bacana, além de o torneio ser seletiva para diversas competições no ano. Nós torcemos para que o torneio seja um sucesso”, disse o diretor de esportes da CBDA, Renato Cordani.

Para os Jogos Sul-Americanos Odesur, estarão classificados os atletas melhores colocados na faixa etária 1999 a 2004. Para o Pan-Pacific, representarão o Brasil os dois primeiros atletas na prova feminina e os dois primeiros atletas na prova masculina. O mesmo critério utilizado para o Pan-Pacific será usado para o Sul-Americano Absoluto.

Mais em Maratona Aquática