Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e Scheffer buscam resultados inéditos em Fukuoka

Ana Marcela quer primeiro ouro mundial nos 10km, enquanto Fernando Scheffer busca final inédita nos 200m livre

Ana Marcela Cunha e Fernando Scheffer em busca de resultados no Mundial de Fukuoka
(Foto: Divulgação)

Principal evento de esportes aquáticos em 2023, o Campeonato Mundial de Fukuoka, no Japão, começa nesta sexta-feira (14). A competição chega com expectativas distintas para dois integrantes da delegação brasileira. Campeã olímpica nas águas abertas, Ana Marcela Cunha entra em ação no primeiro dia de competição, participando dos 10km, em busca da classificação para Paris-2024. Já Fernando Scheffer buscará sua primeira final mundial nos 200m livre, mesma prova na qual conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Recuperada de uma cirurgia no ombro esquerdo, Ana Marcela Cunha assegura que está 100% fisicamente. Ela entrará em ação na sexta-feira (14), a partir das 20h (horário de Brasília), na raia montada na Seaside Momochi Beach Park, em busca de um duplo “prêmio”: a vaga olímpica para os Jogos de Paris, no ano que vem, e sua primeira medalha de ouro na prova dos 10km em Mundiais.

Guia Olímpico dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Ana Marcela Cunha disputando prova de maratona aquática nas Olimpíadas de Tóquio
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela quer ouro nos 10km em Fukuoka (Foto: Jonne Roriz/COB)

“Não sinto nenhuma dor ou incômodo e tenho feito ótimos treinos nos últimos dias”, diz a atleta baiana. “O ‘plano A’ é nadar para ganhar a prova, daí se vier a vitória nos 10km num Mundial será também a medalha que falta na minha coleção”, lembra ela, que já faturou uma prata e três bronzes na distância olímpica em Mundiais, mas nunca um ouro.

Para carimbar o passaporte rumo a Paris, Ana Marcela precisa ficar entre as três primeiras colocadas nos 10km. Além disso, a baiana ainda participará de outros dois eventos em Fukuoka, os 5km, no dia 17, e o revezamento misto 4×1.500m, no dia 19. Entre homens e mulheres, Ana Marcela Cunha é a maior medalhista na história dos Mundiais, com 15 pódios no total.

Em busca da final

Por outro lado, a participação de Fernando Scheffer no Mundial de Fukuoka só começará em 23 de julho. Primeiro, ele competirá nas eliminatórias dos 200m livre, prova em que o atleta é considerado especialista. O gaúcho conquistou a medalha de bronze nesta distância nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Fernando Scheffer copa do mundo doha
Fernando Scheffer busca, assim, a primeira final mundial (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

“Será o meu terceiro mundial em piscina longa [de 50 m]. Os outros dois que disputei acabei ficando fora da final por centésimos. O objetivo nesse mundial é avançar para a final e fazer a melhor prova da minha vida na hora certa”, afirma Scheffer, que chega ao Japão após boas participações no Troféu Brasil e no Troféu Setti Colli, na Itália.

“Acredito que alcancei resultados muito positivos na fase de treinamento, que me deram muita energia para chegar ao Japão em minha melhor forma”, explica, por fim, o velocista, que ainda participará do revezamento 4x200m.

*De Assessoria de Imprensa do Time Ajinomoto

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Maratona Aquática