Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha: a melhor nadadora pela Swimming World

Ana Marcela Cunha mostrou-se extremamente versátil e foi nomeada a melhor nadadora de águas abertas do mundo de 2019 pela Swimming World.

Ana Marcela Cunha: a melhor nadadora pela Swimming World
Reprodução/Instagram

A lista de conquistas de Ana Marcela Cunha só aumenta. A premiação da revista Swimming World, respeitadíssima e a mais tradicional da natação, existindo desde 1964 – a categoria de águas abertas foi incluída em 2005, escolheu a brasileira como a melhor nadadora de águas abertas de 2019.

+ CONFIRA A MATÉRIA ORIGINAL

Ana Marcela Cunha e o alemão Florian Wellbrock tiveram uma temporada brilhante, repleta de conquistas e o reconhecimento da Swimming World só torna tudo ainda mais especial. Enquanto a brasileira venceu quase tudo na temporada, o alemão se tornou o primeiro a conquistar um ouro em mundiais na piscina e em águas abertas. Poliana Okimoto já havia sido premiada em 2013 pela Swimming World.

E Ana Marcela Cunha teve um 2019 quase perfeito. A brasileira começou a temporada, em fevereiro, vencendo a etapa de Doha da Série Mundial. Em maio, como preparação para o restante da temporada, a brasileira foi competir no Campeonato dos Estados Unidos e voltou de lá com a medalha de ouro nos 10km e a prata nos 5km.

Na sequência do torneio norte-americano, Ana Marcela embalou três etapas seguidas da Série Mundial com prata em Seicheles e ouro em Setúbal, em Portugal, e Balatonfured, na Hungria.

Foi a preparação perfeita para o Mundial, que aconteceu em julho e não começou do jeito que a brasileira queria. Ana Marcela conseguiu a classificação para a Olimpíada, mas o quinto lugar na prova de 10km a fez sair do mar com gosto amargo. Mas, ela não desanimou e levou duas medalhas de ouro no Mundial: nos 5km e nos 25km.

Depois do Mundial, foram mais três vitórias de Ana Marcela Cunha: nos Jogos Pan-Americanos e nas etapas de Lake Ohrid, semana passada, e de Nantou, nesta sexta-feira, da Série Mundial de maratona aquática.

A temporada ainda teve uma conquista no Mundial de praia e outra no Mundial Militar. Sem falar que Ana Marcela ainda aparece em destaque na página 238 do Livro dos Recordes, o Guiness World Records Book, por ser a maior vencedora do Circuito Mundial da FINA, na prova dos 10 km, a antiga Copa do Mundo que há dois anos passou a ser chamada de FINA Marathon Swim Series com quatro conquistas. Na publicação, ainda é mencionado que Ana Marcela é a maior vencedora de provas da competição, com 20 vitórias. Ela aparece ao lado de outras estrelas da natação como a americana Katie Ledecky e o britânico Adam Peaty.

Mais em Maratona Aquática