Siga o OTD

Maratona Aquática

Brasil soma 11 pódios nas águas abertas do Sul-Americano Jr.

Mesmo com o desempenho, Brasil ficou com o vice após mudança no regulamento que deu o título da competição para a Argentina.

Reprodução/Sul-Americano Júnior de Esportes Aquáticos

No último final de semana, a competição da maratona aquática do Sul-Americano Júnior de Esportes Aquáticos foi encerrada em Playa Cavancha, na cidade de Iquique, Chile. O Brasil dominou a tabela de medalhas com um total de duas 11 medalhas, sendo duas de ouro, sete de prata e duas de bronze, vencendo a competição pelos critério de pontos.

Mas a Confederação Sul-Americana de Natação (CONSANAT) mudou os critérios da final, então a Argentina foi coroada campeã por ter mais medalhas de ouro.

A equipe brasileira já tinha ido muito bem no individual e seguiu assim nas provas do revezamento misto.

E no último dia de provas de águas abertas do Sul-Americano Júnior de Esportes Aquáticos, argentinos e brasileiros levarem o ouro em revezamentos mistos de 14 a 16 anos e 17 a 19 anos, respectivamente.

Na categoria de 14 a 16 anos, os argentinos Valentin Rodriguez, Catalina Ghiretti, Candela Giordanino e máxima Concett conseguiram a medalha de ouro depois de terminarem a competição em 57 minutos e 57 segundos.

Já o revezamento misto brasileiro da maratona aquática do Brasil foi representado por Bernardo Gavioli, Ana Paula Vianna, Ciebelle Jungblut e Bernardo Lauschner, e o quarteto brasileiro terminou o revezamento a 30 segundos atrás da Argentina, garantindo a prata.

Enquanto isso, o bronze foi para o Peru, que completou a prova em 49 minutos e 27 segundos, com os atletas Seguel Acuna, Camila Vigo, Gianella Coaguita e Carlos Timoteo.

A segunda competição foi na categoria de 17 a 19 anos. Aqui o Brasil teve mais sorte. Henrique Ferreira, Peree Fautzan, Marina Martins e Enzo Khiara conquistaram o ouro após o tempo de 46 minutos e 27 segundos.

O Peru surpreendeu e arrebatou a segunda posição da Argentina. Alonso Serida, Melany Rojas Fany Ccollcca e Alonso Castro completaram a competição em 47 minutos e 22 segundos, para manter a medalha de prata.

Os argentinos Santiago Arteta, Raquel Lahoz, Paloma Lorenzo e Gian Franco Turco tiveram que se contentar com o terceiro lugar depois de terminarem 40 segundos depois do quarteto peruano.

Deve-se notar que todos esses atletas competiram em eventos individuais dias atrás. Nesta linha, o brasileiro Enzo Khiara foi premiado com o “Premio Delfin” como o melhor nadador da competição.

Assim, concluiu a competição de águas abertas com a Argentina como campeão, o Brasil em segundo lugar e o Equador com a terceira localização geral.

Mais em Maratona Aquática