Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha é campeã da Série Mundial pela quarta vez

Nadadora precisava apenas largar na prova, mas terminou em terceiro na última etapa e fatura o quarto título da Série Mundial de Maratona Aquática

Divulgação/FINA

Ana Marcela Cunha precisava apenas mergulhar nas águas do clube Iate Clube de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para confirmar mais um título da Série Mundial de Maratona Aquática. Mesmo com a conquista assegurada, no entanto, ela fez mais e medalhou, terminando na terceira colocação. Na última etapa do calendário, terminou a prova dos 10 km com um tempo de 2:00:26:20.

A brasileira, ao final da terceira volta, ainda esbarrou o rosto em uma água viva e teve que receber medicação por parte da equipe de apoio.

Assim, ela alcançou 112 pontos na tabela de classificação. Foram duas vitórias nas etapas da Belafontured, na Hungria, e St Lac Jean, no Canadá; além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles; e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e agora, em Abu Dhabi.

Este é o quarto título de Ana Marcela Cunha na ‘Fina Marathon Swim World Series’. Antes, já havia vencido nas temporadas de 2010, 2012 e 2014.

A prova foi vencida pela italiana Arianna Bridi, com um tempo de 2:00:21:80, seguida pela também italiana Rachel Rachele Bruni, com 2:00:25:70. O bom resultados das italianas é devido a competição servir de seletiva, como fora para outros países.

Resultado dos demais brasileiros

Além de Ana Marcela, a prova feminina teve ainda Viviane Jungblut, que terminou na 14ª posição, com um tempo de 2:02:26:70.

No masculino, três brasileiros estiveram na disputa em Abu Dhabi. O melhor deles foi Diogo Vilarinho, que terminou na 21ª posição (1:53:40:20). Fernando Ponte foi o 36º (1:54:31:70) e Allan do Carmo o 45º (1:55:24:90). A prova masculina foi vencida pelo alemão Florian Wellbrock, mas o título da temporada foi do holandês Ferry Weertman.

Os 10 km da prova em Abu Dhabi foram completados por um total de 74 homens e 46 mulheres.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Maratona Aquática