Siga o OTD

Levantamento de Peso

Amanda Schott bate recordes no terceiro dia do Brasileiro

A medalhista mundial detonou recordes e foi absoluta na categoria 71kg feminino

Amanda Schott fez competição irretocável em Sete Lagoas (Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP)
(Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP)

O terceiro dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos foi repleto de recordes e conquistas marcantes. Os grandes vencedores desta sexta-feira (26), no Ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas-MG, foram Amanda Schott e Josué Lucas, ambos ovacionados pelo público por seus desempenhos. Além disso, Matheus Pessanha e Lourdes Califrer também garantiram novas marcas no sub-20.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A tarde de emoções começou com o show da medalhista mundial Amanda Schott. Determinada a garantir o índice para a disputa do Mundial da Arábia Saudita, em setembro, que lhe daria também a segurança de estar brigando entre as melhores para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, ela apostou alto em suas pedidas. E não decepcionou, mostrando estar preparada para o desafio.

No arranco, começou com 100kg na barra. Depois, bateu seu próprio recorde de 103kg, levantando dois quilos a mais. Foi além, conseguindo alçar 108kg posteriormente. No arremesso, iniciou com 121kg, falhou na primeira tentativa de bater o recorde de 125kg, quando pediu 128kg. Porém, na terceira tentativa, cumpriu o desafio. Além disso, quebrou o recorde brasileiro do total, com 236kg.

“Além de buscar o índice para disputar o Mundial, era uma forma de teste para a corrida olímpica. Era uma forma de ir para o Mundial e ter mais segurança de que estou dentro para os Jogos. A minha categoria vai ser decidida em poucos quilos, que vão garantir uma medalha e se classificar ou não. Você precisa estar nesse bolo das melhores do mundo”, analisou Amanda Schott.

Josué Lucas brilha no masculino

Na categoria 89kg masculino, Josué Lucas foi o grande nome. Mudando de categoria (ele disputava pela 73kg masculino), não economizou e partiu em busca dos índices internacionais. No arranco, cumpriu 150kg após duas tentativas. Na terceira, tentou 160kg, sem sucesso. Já no arremesso, também conseguiu a marca de 180kg após dois levantamentos, o que lhe garantiu o recorde brasileiro do exercício e do total. Mas não obteve êxito na pedida de 190kg, assegurando índice para disputar o Campeonato Sul-Americano.

“Foi um desafio diferente. Um sacrifício diferente. Na categoria 73kg, tive várias lesões e optei por subir, após uma análise com meu treinador. Esta foi só a primeira apresentação, a gente tem muito mais para mostrar. Levantar os 160kg foi por detalhe, seria o índice para o Pan-Americano. Mas o resultado para mim representa algo surreal, em termos de superação”, disse o campeão.

Sub-20

Além disso, a plataforma da Unifemm presenciou duas quebras de recordes sub-20. Lourdes Califrer estabeleceu a nova marca total da categoria 71kg feminino, com 193kg. Matheus Pessanha, por sua vez, passou a ser o novo recordista do arremesso na categoria 89kg masculino, com 171kg.

Por fim, neste sábado, o Brasileiro de Levantamento de Pesos terá o seu encerramento com alguns grandes nomes em ação. A medalhista mundial Laura Amaro (81kg feminino) e os medalhistas pan-americanos Marco Túlio Gregório (102kg masculino) e Taiane Justino (+81kg feminino) serão as principais atrações das disputas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Levantamento de Peso