Siga o OTD

Levantamento de Peso

Nathasha Rosa quebra recorde nacional no Brasileiro de LPO

Nathasha Rosa quebrou o recorde brasileiro da categoria até 49kg do levantamento de pesos no Brasileiro da modalidade. Ela ergueu 188kg no total

Nathasha Rosa Brasileiro de levantamento de pesos
(Foto: divulgação/CBLP)

Começou nesta sexta-feira (3) o Campeonato Brasileiro adulto e sub-20 de levantamento de pesos, em Sete Lagoas (MG). Um dos destaques do primeiro dia de competições foi a final da categoria até 49kg feminina, vencida pela atleta olímpica Nathasha Rosa. Ela ergueu um total de 188kg, marca que lhe daria o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e que é um novo recorde brasileiro.

A final foi de altíssimo nível. Nathasha começou o dia quebrando o recorde nacional do arranco levantando 84kg. Mas logo na sequência, ela foi superada por Luiza Dias que conseguiu erguer 85kg para ficar com o recorde. A vitória de Nathasha Rosa veio após o arremesso, onde conseguiu levantar 104kg na sua última tentativa, para vencer com 188kg na soma das duas etapas. Com o resultado, ela melhorou seu próprio recorde brasileiro no arremesso e no total.

+ Kisy brilha e Brasil vence a terceira seguida na VNL

“Hoje tudo contribuiu. Vim pensando em fazer o meu melhor e realmente fiz o meu melhor”, comemorou a medalhista de ouro. “No ano passado eu tive um grande contratempo e hoje me vejo recuperada. Estou muito feliz pelo meu resultado”, acrescentou Nathasha.

Luiza Dias ficou com a medalha de prata com 181kg e Emily Rosa (irmã de Nathasha) levou o bronze com 180kg. As marcas das medalhistas são fortes. As três ficariam com a prata no Mundial de 2021 com os resultados desta sexta no Campeonato Brasileiro. Elas também ficariam entre as cinco primeiras colocadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

55kg e 59kg feminino

Na até 55 kg , Luana Oliveira Madeira foi dominante. Faturou a medalha de ouro após levantar 162 kg, sendo 74 kg no arranco e 88 kg no arremesso. Teve como companhia no pódio Gabriela Uekita, medalhista de prata com 145 kg levantados, e Bruna Girardi, com os mesmos 145 kg, mas alcançado a marca depois de Gabriela. Sophia Garcia venceu o sub-20, alçando um total de 114 kg.

Mas o melhor estava reservado para o fim, na categoria para até 59 kg. Raquel Santos levantou um total de 191 kg, com 88 kg no arranco e 103 kg no arremesso, mas Letícia Laurindo, uma das favoritas, ainda faria as três tentativas no arremesso, começando com 108kg, o que já lhe garantiria o ouro. Mas, errou as três e acabou desclassificada e fora do pódio. A prata ficou, nos critérios de desempate, com Bruna Piloto, que fez os mesmos 191 kg. O bronze coube a Rosane Santos, com um total combinado de 186 kg.

Nesta mesma categoria, mas pelo sub-20, Julia Vieira foi a campeã ao alçar um total combinado de 170 kg. Dez a mais do que a medalha de prata Yasmin Cunha (160 kg). Com 155 kg no total, Marcella Piovesan foi bronze.

Finais masculinas

Thiago Felix levou para o Rio de Janeiro o ouro, um recorde pessoal e o índice para participar do Campeonato Mundial. Com 123 kg no arranco e 147 kg no arremesso, somou um total de 270 kg levantados na categoria até 61kg. João Pedro Santos foi o medalhista de prata, levantando 216 kg, quatro a mais do que o terceiro colocado, Eduardo Ponte (212 kg).

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Visivelmente emocionado, Felix relatou os percalços que teve ainda nesta temporada e que quase inviabilizaram sua participação no evento. “Há uma semana tive uma grave lesão e foi difícil chegar aqui”, descreveu o pesista. “Só de chegar aqui e conseguir fazer o índice para o Mundial, mesmo com dor, eu já me considero um vencedor, independente das conquistas que obtive”, desabafou.

Na prova para até 67 kg masculino, o medalhista de ouro foi Erick Wendel, soberano na prova. O carioca levantou um total combinado de 258 kg, sendo 115 kg no arranco e 143 kg no arremesso. A prata saiu para o paranaense Eduardo Junior, com 249 kg levantados. E o bronze ficou com João Victor Nascimento, atleta sub-20, que levantou um total de 238 kg e também ficou com o título da sua categoria.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Levantamento de Peso