Siga o OTD

Levantamento de Peso

Schott amplia conquistas históricas do Brasil no Mundial

Brasileira garantiu um lugar no pódio da categoria até 87 quilos ao levantar 106kg do arranco. Esta é a segunda medalha feminina do país em Tashkent e também a segunda da história entre as mulheres

Amanda Schott Campeonato Brasileiro levantamento de peso bronze arranco mundial
Amanda Schott (Washington Alves/LightPress/CBLP/arquivo)

Amanda Schott levou mais uma medalha para o Brasil no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso. É apenas a segunda no feminino em toda a história, conquistada nesta quinta (16), dois dias depois da primeira de Laura Amaro. É, ainda, somente a terceira da seleção brasileira na modalidade. Amanda ficou com o bronze na categoria para 87kg ao levantar 106kg no arranco em prova disputada no Complexo Esportivo do Uzbequistão, em Tashkent.

Ela marcou 102 quilos logo na primeira tentativa do arranco. Na volta à plataforma, foi com quatro quilos a mais e ergueu os 106kg. Por fim, subiu a marca para 109 quilos, mas não finalizou corretamente. O ouro foi para a atleta da casa, Tursunoy Jabborova, com 113kg. No degrau abaixo do pódio ficou a mongol Ankhtsetseg Munkhjantsan, que executou 109kg. No arremesso, Amanda Schott ficou em quinto lugar com 130 quilos e, na classificação geral, somou 236 quilos e também foi a quinta melhor.

Amanda Schott medalha de bronze arranco mundial de levantamento de peso
Amanda (à direita), com Laura Amaro e o técnico Dragos Stanica (divulgação/CBLP)

Novata absurdamente feliz

“Estou mega, ultra, absurdamente feliz. Essa é apenas a minha segunda competição internacional e é o meu primeiro Mundial. Sem dúvidas a minha postura aqui foi de longe a minha melhor de todos os campeonatos que participei. Estou muito feliz em representar a Seleção Brasileira e é inacreditável a conquista da medalha. É só o início, ainda tenho muita história para escrever”, enalteceu a brasileira, somente há dois anos no levantamento de peso.

O treinador Dragos Stanica também destacou que o Mundial em Tashkent é apenas a primeira competição deste nível mundial para a brasileira. “É uma medalha sensacional, um resultado inesperado. A gente pensou que seria possível na categoria para 81kg, mas ela pediu 87kg e lutou muito bem. Ela conseguiu se concentrar na competição. É um resultado sensacional para alguém que fez a primeira competição deste porte na vida”, disse, sobre o bronze no arranco.

Arremesso

Para o arremesso, Amanda Schott pediu 123kg para a primeira tentativa. Ela foi à plataforma e conseguiu levantar a barra com dificuldade. O segundo movimento foi de 130kg, porém ela frustrou a tentativa. A volta à ação foi para repetir a carga anterior. A brasileira fez tudo corretamente e conseguiu a validade da execução, o que levou a atleta às lágrimas nos bastidores do evento. Quinta colocação para ela. O ouro foi para a norueguesa Solfrid Koanda com 141kg, a mongol Ankhtsetseg fez a mesma marca e ficou com a prata e a russa Dariia Akhmerova ergueu 135kg e ficou com o bronze. No total, o pódio foi composto por Ankhtsetseg, com 250kg, seguida pela uzbeque Tursonoy com 244kg em segundo e pela norueguesa Solfrid em terceiro com os mesmos 244kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Resultado fantástico

Outro integrante que exaltou demais a glória obtida por Amanda foi o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Enrique Montero Dias. “É um resultado fantástico. Estamos desde 2015 tendo resultados inéditos e ganhando medalhas nos campeonatos mundiais de base e, agora, estamos levando também no adulto, como foi o que aconteceu com a Laura e com a Amanda. Muito feliz aqui e quero parabenizar a todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos na construção dessas medalhas.”

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Levantamento de Peso