Siga o OTD

Levantamento de Peso

Letícia Moraes bate Natasha Rosa e leva o Brasileiro; dia teve mais dois campeões

Carioca superou, na categoria até 55 quilos, a nona colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na até 49kg, Luiza Dias venceu logo na primeira competição que disputou na modalidade. Primeiro dia teve ainda Thiago Felix da Silva campeão no 61kg

Luiza Dias Campeonato Brasileiro de Levantamento de peso campeã 49kg
Luiza Dias foi a campeã na até 49 quilos (Washington Alves)

A carioca Letícia Moraes conquistou o Campeonato Brasileiro de levantamento de peso na categoria até 55 quilos nesta quinta-feira (23). Para isso, precisou bater Natasha Rosa, nona colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio na até 49 quilos. Luiza Dias também conquistou o ouro do nacional, na até 49 quilos, logo na primeira competição que disputou. No masculino, o vencedor do dia foi Thiago Silva na categoria até 61 quilos. A competição, realizada na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, vai até domingo (26).

Letícia Moraes cravou 182 quilos, somando 82 no arranco e mais 100 no arremesso. As marcas, as melhores da disputa, foram registradas nas primeiras tentativas de ambos. Ela ainda tentou 86 duas vezes no arranco e 105 e 107 no arremesso, as quatro sem sucesso. Natasha Rosa fez as segundas melhores no arranco, 77 quilos, e no arremesso, 97 quilos, conquistando a prata com 174kg. Os 77kg saíram na primeira tentativa. A seguir, tentou 80kg e 82kg. Os 97kg vieram na terceira e última. Na primeira ela falhou para 92kg e na segunda conseguiu para o mesmo peso.

Thiago Silva Campeonato Brasileiro de Levantamento de peso campeão 61kg
Thiago Silva levou na 61kg do masculino (Washington Alves)

Estreia, gafe e ouro

Na categoria até 49 quilos, a campeã foi uma estreante. A mineira Luiza Dias, em sua primeira competição nacional, ficou com a medalha de ouro cravando a marca de 179kg (83kg no arranco e 96 kg no arremesso). A atleta, proveniente do crossfit, até cometeu uma gafe na hora de competir, posicionando-se de costas para os árbitros. “Eu nunca competi, então eu não sabia como funcionava. Pensava que tinha de entrar e ficar de costas, não sei o que passou na minha cabeça. Quando fiquei de costas para os árbitros, o meu treinador gritou que era para ficar ao contrário, então que eu fui consertar. No final, deu tudo certo. Graças a Deus, saí com o título”, descreveu Luiza Dias em meio a boas risadas. “Eu estou muito feliz. Eu admito que não esperava, fiquei extremamente contente.”

A segunda colocação geral ficou com a carioca Emily Figueiredo, que levantou 174 kg, sendo 77kg no arranco e 97kg no arremesso, e a terceira melhor foi Luana Madeira, também de Minas, com 159kg, 72kg e 87kg.

+ Mariana D’Andrea teve ascensão fulminante até levantar o ouro em Tóquio

Luiza está migrando aos poucos para o levantamento de peso e ela contou como os treinamentos a ajudaram a sair da primeira competição nacional com o título. “Acho que a consistência em relação ao levantamento de pesos me ajuda muito a chegar aqui e fazer o específico. No crossfit, fazemos muitas repetições com carga alta, aqui é uma repetição de cada movimento. Acredito que isso seja um diferencial”, avaliou. Seu caminho até o título foi de acerto em todas as tentativas no arranco. Cumpriu 78kg, depois 81kg e por fim os 83kg. No arremesso, os 96kg viram na primeira tentativa. Ela ainda tentou 97kg e 98kg, mas sem sucesso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Masculino

Além das duas categorias femininas, o Brasileiro de levantamento de peso teve uma do masculino. O campeão foi Thiago Silva, com 263 quilos. Ele teve sucesso nas três tentativas do arranco, 115kg, 120kg e 123kg, e na primeira do arremesso: 140kg. O pesista ainda tentou duas vezes 150, mas não conseguiu. Em segundo lugar ficou Eduardo Boquetti Júnior, com 222 quilos (102kg e 120kg), seguido por Felipe Claro Leme com 202 quilos (90kg+102kg)

Mais em Levantamento de Peso