Siga o OTD

Levantamento de Peso

Luz Couto vence por apenas 1 kg e é campeã brasileira até 59 kg

Em disputa emocionante, Luz Couto consegue somar 179 kg e vence o Brasileiro de levantamento de peso

luz couto levantamento de peso campeonato brasileiro
Luz Couto se emocionou com a medalha de ouro. (Foto: Washington Alves)

O Campeonato Brasileiro de levantamento de peso conheceu nesta sexta-feira (24) mais quatro campeões. Foi o segundo dia de disputas, na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O destaque ficou com Luz Couto, da categoria até 59 kg, que somou 179 kg e venceu pela diferença mínima de 1 kg.

Ao finalizar o movimento e perceber que foi válido, a estreante Luz Couto não conseguiu conter a emoção e chorou ao ser parabenizada pelo seu treinador e por outras concorrentes. Feliz pelo que conquistou, a atleta diz estar concretizando um sonho logo na sua primeira competição nacional.

“Estou muito feliz, realizando um sonho. É a minha primeira participação no brasileiro, eu tenho muito pouco tempo de levantamento de peso (começou em 2019) e para mim tem um peso muito maior, porque eu tenho 34 anos, não sou atleta profissional e trabalho em dois lugares (ela leciona e é advogada). Sempre tive aquela sensação de ficar para trás em relação às minhas adversárias por elas serem mais jovens e por terem muito mais tempo de esporte do que eu. Por isso, eu não poderia me sentir mais feliz do que eu estou hoje”, comemorou Luz.

Nesta sexta (24), além de Luz Couto, a disputa teve a vitória de Erick Soares que alcançou a marca de 255kg na categoria até 67 kg. Pelos 73 kg, Christopher Silva ganhou com 228 kg. Fechando o segundo dia do Campeonato Brasileiro de levantamento de peso, a campeã da categoria 64 kg/71 kg foi Amanda de Brito, com 143 kg.

O nacional de levantamento de peso vai ser realizado até o próximo domingo (26). No primeiro dia, três nomes foram consagrados, com destaque para Letícia Moraes.

Os campeões

No masculino até 67 quilos, o vencedor foi Erick Soares com 255 kg, sendo 115 kg no arranco e mais 140 kg do arremesso. Ele confirmou as três tentativas do arranco, começando por 109 kg, depois 112 kg até os 115 kg. No arremesso, só falhou a última para 145 kg. Antes dos 140 kg, já havia conseguido 131 kg. O vice-campeão foi Matheus Mazzucato, com 230 kg (100 kg e 130 kg), e o bronze foi para Gabriel Silveira com 223 kg (103 kg e 120 kg).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A segunda categoria do dia foi no feminino até 59 kg e a campeã foi Luz do Couto, com 179 kg. Destaque para o arremesso dela, com três tentativas válidas: 95 kg, 99 kg e 103 kg. No arranco marcou 76 kg na terceira tentativa, após conseguir 73 kg na primeira e falhar para 76 kg na segunda. Raquel Santos ficou com a prata marcando apenas um quilo a menos, 178 (77 kg e 101 kg), e Livia Soares ficou em terceiro com 165 kg (75 kg e 90 kg).

“Foi bem emocionante. Eu tenho mais segurança no arremesso do que no arranco, então eu acabo entrando mais confiante por ser um movimento melhor para mim. Acabou que a última tentativa foi melhor que as mais leves, porque são nessas horas que o psicológico entra e você percebe que quer muito aquilo. Nessa hora, é muito mais a vontade do que a questão física. Graças a Deus deu tudo certo”, disse a campeã Luz Couto.

A terceira e penúltima disputa do dia foi na categoria até 73 kg masculina. Christopher Silva dominou do começo ao fim o Campeonato Brasileiro de levantamento de peso. No arranco, suas três tentativas foram válidas, sendo a melhor a última, com 106 kg. No arremesso, sua segunda tentativa, com 122 kg, foi validada. Contudo, sua tentativa para 130 kg não valeu. Na somatória (arranco + arremesso), Christopher Silva foi campeão com 228 kg.

Fechando o dia, Amanda de Brito foi a campeã da categoria 64 kg/71 kg. No arranco, ela fez 66 kg em sua segunda tentativa. Depois, também na segunda tentativa, Amanda de Brito bateu a marca de 77 kg. Na somatória, a campeã ficou com 143 kg, 43 kg a mais do que Eduarda de Brito, a segunda colocada.

Mais em Levantamento de Peso