Siga o OTD

Levantamento de Peso

Campeonato Brasileiro marca retomada dos eventos nacionais

Competição, que recebeu 186 inscrições, é a primeira desde 2019 e vai ser realizada no Rio de Janeiro de quinta-feira até o próximo domingo

levantamento de peso Campeonato brasileiro
(Wander Roberto/COB)

Os eventos nacionais de levantamento de peso estão de volta. Desde o final de 2019, o calendário da modalidade esteve parado por conta da pandemia de Covid-19, mas nesta quinta-feira (23) acontece o primeiro torneio nacional, que marca a retomada das atividades: o Campeonato Brasileiro Adulto/Sub-20/Sub-17 de levantamento de peso, realizado na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). O evento terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil, do COB.

O campeonato, que vai até o próximo domingo (26), recebeu a inscrição de 186 atletas e contará com normas sanitárias rígidas para evitar a propagação da Covid-19 e, com isso, ser realizado um evento seguro. Dentre os protocolos de segurança está a limitação de entrada do público para somente os participantes do torneio.

+ Eric Jouti cai para eslovaco no Star Contender de Doha

Segundo lugar geral no último Campeonato Brasileiro Adulto, realizado em Curitiba (PR), em 2019, com 358kg levantados, Serafim Veli, da categoria de 96kg masculina, vai tentar repetir o bom desempenho no Rio de Janeiro.

“Minha meta é sempre buscar melhorar o meu resultado, mostrar um bom trabalho e ganhar, estar no pódio em primeiro lugar. Estou muito feliz e ansioso para voltar a competir e encontrar meus amigos que vão levantar também. Posso dizer que, depois de dois anos, me sinto como eu me senti na primeira competição”, disse o pesista.

Veli admitiu que se sentiu frustrado por não ter conseguido a classificação para a Olimpíada de Tóquio e que ficou desmotivado depois disso. Por esse motivo, o atleta afirmou que o Brasileiro tem um gosto especial, pois foi a motivação que ele precisava para continuar treinando em alto rendimento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Depois que eu soube que não estaria em Tóquio, eu fiquei sem motivação, sem saber qual seria o meu objetivo, fiquei muito desanimado. Aos poucos, consegui buscar a minha motivação para treinar e encontrei um novo objetivo, que é conquistar o Brasileiro. Fiz uma boa preparação para isso”, garantiu o atual vice-campeão brasileiro.

Destaque do Campeonato Pan-Americano Sub-17 – realizado em Monterrey, no México, no final de agosto – a medalhista de prata geral, no arranco e no arremesso, Taiane Justino, estará na Ilha do Governador para disputar o sub-17, sub-20 e adulto pela categoria +81kg feminina. Além dela, Júlia Vieira, que também esteve no México para o Pan-Americano, disputará o Brasileiro na categoria 55kg feminina nos três torneios. Nathasha Rosa, que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, também está inscrita para o torneio.

Visando uma maior celeridade no Brasileiro, os atletas que estiverem em mais de uma categoria só precisarão fazer as três tentativas de arranco e arremesso uma vez, sendo os resultados separados por categoria ao fim da disputa.

Confira abaixo a programação completa do Brasileiro de levantamento de peso no Rio de Janeiro:

Quinta, 23/9

12h – 49kg feminino

14h – 55kg / 61kg masculino

16h – 55kg feminino

Sexta, 24/9

10h – 67kg masculino

12h – 59kg feminino

14h30 – 73kg masculino – grupo B

16h30 – 73kg masculino – grupo A

18h – 64kg/71kg feminino

Sábado, 25/9

10h – 81kg masculino B

12h30 – 81kg masculino A

14h30 – 76kg/81kg feminino

16h30 – 96kg masculino B

18h30 – 96kg masculino A

Domingo, 26/9

8h – +81kg/87kg/+87kg feminino

9h30h – +102kg/109kg/+109kg masculino

Mais em Levantamento de Peso