Siga o OTD

Levantamento de Peso

Marco Túlio fecha na quarta colocação o Pan-Americano; Serafim Veli sente lesão

Gregório marcou o quinto lugar no arranco e o quarto no arremesso, fechando com 362kg a competição. Já Veli registrou só a quinta colocação no arranco, com 155kg

Marco Túlio Gregório Pan-Americano de levantamento de pesos Serafim Veli Marco Túlio medalhas Pan-Americano de levantamento de peso seleção brasileira de levantamento de peso jogos sul-americanos de assunção
Marco Túlio foi melhor no arremesso (reprodução/Canal Olímpico do Brasil)

O brasileiro Marco Túlio Gregório somou 362kg e terminou na quarta colocação geral a categoria até 96kg do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, disputada nesta quinta-feira (22) no Parque Deportivo Del Este, em Santo Domingo, República Dominicana. Ele terminou em quinto no arranco, com 162kg, e quarto no arremesso, com 200kg. Serafim Veli também competiu, mas ficou sem marca geral, pois se machucou no arremesso e se retirou da competição. No arranco, foi o sexto com 155kg. O campeão foi o colombiano Jhonatan Rivas, com 393kg no somatório.

O Pan-Americano de Levantamento de Pesos de Santo Domingo é o penúltimo torneio da corrida olímpica pelo ranking das Américas, o último nível ouro. O derradeiro é o Open da Colômbia, no mês de maio, nível prata. O Brasil ainda tem mais dois atletas disputando o torneio. Jaqueline Ferreira estará em ação na sexta (23), às 16h, pela categoria 87kg. No sábado (24), às 11h, Fernando Reis vai buscar o título da categoria na +109kg.

Arranco

Serafim Veli, que é refugiado albanês e virou atleta na Grécia, foi o primeiro brasileiro a competir, entrou com 155kg no arranco e conseguiu logo na primeira tentativa. A seguir, subiu para 160kg, mas falhou. Na terceira e última tentativa aumentou um quilo, mas voltou a falhar e fechou na sexta colocação.

Marco Túlio Gregório entrou com 162kg e também conseguiu logo de cara. A seguir, uma guerra de nervos nos bastidores contra Nathan Damron, dos Estados Unidos. Marco Túlio havia pedido 165kg, mas Damron elevou para 167kg. Marco Túlio, então, “trucou” e colocou 168kg. Melhor para o atleta da América do Norte, que fechou na quarta colocação, deixando Marco Túlio em quinto.

Enquanto isso, o venezuelano Keydomar Sanchez, o canadense Boady Santavy e Jhonatan Rivas fizeram uma disputa à parte pelo ouro, já que entraram com 170kg, 175kg e 175kg, respectivamente. Melhor para o canadense, que venceu com 181kg, novo recorde pan-americano. Rivas levou a prata com 180kg e Sanchez foi bronze com 175kg.

Arremesso

No arremesso, Serafim Veli também foi o primeiro brasileiro a entrar no tablado, saindo com 185kg, mas sentiu a lesão. Marco Túlio entrou com 190kg e conseguiu logo de cara. A seguir, aumentou em dez quilos o desafio e voltou a ter sucesso. Tentando acompanhar os favoritos, foi para 203 kg, mas não conseguiu.

A disputa pelo pódio no arremesso foi novamente entre Santavy, Rivas e Sanchez, com Nathan Damron de “intruso”. Melhor para Rivas, que venceu com 213kg. Santavy foi o segundo com 208kg e também ficou com o vice no geral, somando 389kg. O bronze, no arremesso e no geral, foi para Damron, com 207kg e 374kg. Sanchez queimou as três tentativas e ficou sem marca.

Corrida Olímpica na 96kg

Marco Túlio e Serafim Veli disputam as vagas olímpicas na categoria até 96kg com pelo menos três atletas: Keydomar Sanchez, o chileno Arley Mendez Perez e o cubano Olfides Vera. Os três adversários dos brasileiros podem garantir vagas entre os oito melhores do mundo nesta e em outras categorias, o que abriria a vaga de melhor das Américas.

Chama a atenção a diferença de pontos entre Gregório e Veli. O primeiro subiu para 3.034, apenas quatro pontos atrás de Veli. A definição ficará para o Open da Colômbia.

Ainda no peso de entrada, a dupla brasileira mostrou o equilíbrio que os coloca em posições muito próximas no ranking olímpico da categoria 96kg. Tanto Gregório (25º), quanto Veli (23º), definiram 360kg como parâmetro inicial.

Prata de Nathasha Rosa

O Brasil estreou no Pan-Americano de Levantamento de Pesos na terça-feira (20) com três atletas. Nathasha Rosa (49kg) conquistou a medalha de prata no arranco com 83kg. Somando o arremesso, registrou 178kg ficando em quinto lugar. Com o resultado, dá um passo importante para a conquista da vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio através do ranking olímpico. Luana Madeira disputou a mesma categoria.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Rosane Santos (55kg) também fechou na quinta colocação, com 172kg, sendo 78kg no arranco (5º lugar) e 94kg no arremesso (8º lugar). O resultado não foi tão bom para Rosane considerando a corrida olímpica. Ela, que ainda briga pela vaga das Américas, terá de realizar uma excelente prova no Open da Colômbia, e ainda torcer contra suas adversárias mais próximas para buscar a classificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Levantamento de Peso