Siga o OTD

Levantamento de Peso

Mundial Júnior muda de março para maio do ano que vem

Nova onda de casos de coronavírus em vários países do mundo força adiamento por parte da Federação Internacional de Levantamento de Peso

mundial júnior coronavírus adiado
Se condições não melhorarem, um novo adiamento do Mundial Júnior não está descartado (Twitter/iwfnet)

A IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso) comunicou que o Campeonato Mundial Júnior 2021 está adiado por causa da pandemia de coronavírus. A competição seria realizada em março, mas foi transferida para o mês de maio.

O avanço de casos do novo coronavírus em vários países do mundo, entre eles o Brasil, determinou a mudança de planos da entidade. O monitoramento antidopagem dos atletas, feito pela WADA (Agência Mundial Anti-Doping), começaria já neste mês de dezembro, três meses antes da competição, marcada para Jeddah, na Arábia Saudita, mas não reuniu condições para ser feito.

No comunicado, a IWF diz que continua avaliando a situação da pandemia. Para realizar o torneio em maio, será necessário monitorar os atletas a partir de fevereiro. Caso a situação ainda esteja grave na maioria dos países, não está descartado que o torneio seja novamente adiado.

mundial júnior coronavírus adiado
O maranhense Cayo Elcias é um dos atletas com idade para a disputa do Mundial Júnior de 2021 – Foto: Arquivo pessoal

Ano perdido

Na temporada 2020, todos os torneios internacionais oficiais foram cancelados em função da pandemia. A CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Peso) tomou a mesma medida e nenhuma competição oficial foi realizada em território nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Foram realizados alguns torneios extraoficiais virtuais, sem validade para o ranking mundial e sem obrigatoriedade de participação.

+ Revelação do Amazonas, Victor Telles realiza preparação especial

Porém, a Comissão de Atletas do Levantamento de Pesos decidiu pela não participação de brasileiros nestas competições, acompanhando a decisão de diversos países importantes no cenário internacional, que também não estão mandando representantes para estes eventos. A CBLP apoiou a decisão.

Mais em Levantamento de Peso