Siga o OTD

Levantamento de Peso

Fernando Reis volta ao CT Time Brasil para testes nas pernas

Halterofilista tem usado o laboratório do COB após grave lesão no joelho em 2018 e voltou ao local depois de seis meses, afastado pela pandemia

Fernando Reis - CT Time Brasil
Fernando Reis tem usado laboratório do COB após grave lesão no joelho em 2018 (Alexandre Massi/COB)

No final de 2018, Fernando Reis sofreu uma grave lesão no joelho, que comprometeu sua composição física. Apesar de ter sido ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, ele estava longe de sua melhor forma e, no começo desse ano, procurou a equipe multidisciplinar do CT Time Brasil para ajudar na recuparação. Após meses afastado do local por causa da pandemia, o halterofilista voltou ao CT para realizar novos testes e analisar a efetividade do trabalho.

“Em fevereiro deste ano, vim ao Laboratório Olímpico, no CT Time Brasil, fazer medições pós-cirúrgicas e realizamos alguns procedimentos para ver a diferença de força entre as pernas. O resultado foi uma desproporção considerável, de 30%, entre a perna esquerda e a direita. Foi quando comecei a fazer muito trabalho de fisioterapia e fortalecimento”, explicou o atleta.

+Goalball vai a Tóquio como favorito e para coroar ascensão

“Comecei a fazer um trabalho unilateral de fortalecimento das pernas. Foi uma atividade menos agressiva com as cargas do levantamento de pesos, e mais funcional. Trabalhamos os músculos pequenos para corrigir debilidades entre as pernas esquerda e direita. Foi algo diferente que apliquei no meu programa de treinamento, e estamos diminuindo esse gap”, completou.

Resultados positivos

Passados seis meses do início deste plano, os resultados indicam que o equilíbrio de força entre as pernas está cada vez mais próximo, com uma redução superior a 50% nesta desproporção. Isto foi possível, entre outras coisas, porque Fernando não precisou modificar a sua programação de treinos durante a pandemia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Houve algumas mudanças no protocolo de segurança, mas isso não alterou a minha rotina de treino. Fui um afortunado, porque tinha uma academia à minha disposição 24 horas por dia. Consegui treinar e me recuperar. Já estou 100% e, se os Jogos Olímpicos fossem hoje, estaria preparado para competir. Como temos mais tempo de preparação agora, é polir para chegar muito bem, sem cometer erros, e conseguir pegar essa medalha”, concluiu Fernando Reis.

Mais em Levantamento de Peso