Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Maior medalhista do levantamento de peso nasceu na Albânia

Apesar da Albânia nunca ter ganho uma medalha olímpica, o maior vencedor da história do levantamento de peso nasceu no país, mas fez história naturalizado grego

Em Atenas-2004, Pyrros Dimas se tornou o maior medalhista do levantamento de peso (IWF)

A Albânia participou de sete edições de Jogos Olímpicos, mas nunca viu nenhum de seus atletas subirem no pódio. O curioso é que o maior vencedor da história do levantamento de peso, Pyrros Dimas, nasceu no país, pelo qual chegou a competir, mas conquistou a glória olímpica defendendo a bandeira da Grécia.

Nascido em 1971, em Himare, na Albânia, Pyrros Dimas começou no esporte com apenas 11 anos. Aos 18, já era campeão nacional e terminou em 12º. lugar em sua primeira participação em Mundiais. No ano seguinte, em Aalborg, na Dinamarca, terminou em quarto lugar no Campeonato Europeu.

Foi durante sua permanência em Aalborg que Pyrros Dimas teve contato com representantes da seleção grega e ficou entusiasmado com a possibilidade de treinar com eles, mas a Albânia, que ainda era comunista, o proibiu de deixar o país. Diante disso, o atleta teve que sair escondido e cruzou a fronteira em 7 de fevereiro de 1991 depois de exaustivas sete horas de viagem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em 1992, Pyrros Dimas se tornou cidadão grego e sua primeira competição sob a nova bandeira foram os Jogos Olímpicos de Barcelona-1992. Na capital da Catalunha, o atleta conquistou pela primeira vez a medalha de ouro na categoria até 82,5 kg.

Foi assim que começou a incrível trajetória de Pyrros Dimas em Jogos Olímpicos. Campeão mundial em 1993 e 1995, o albanês naturalizado grego chegou com grande favoritismo a Atlanta-1996. Primeiro, ele foi homenageado na cerimônia de abertura com a hora de ser o porta-bandeira da Grécia e, depois, conquistou a segunda medalha de ouro olímpica de sua carreira com direito a quebra de dois recordes mundiais.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Nos anos que se seguiram, Pyrros Dimas foi campeão mundial novamente em 1998 e vice em 1999. Em Sydney-2000, ele conquistou sua terceira medalha de ouro, igualando os feitos do turco Naim Süleymanoğlu e do grego Kakhi Kakhiashvili, que também haviam sido três vezes campeões olímpicos no levantamento de peso.

Mas Pyrros Dimas superou os dois em Atenas-2004. Nos Jogos Olímpicos disputados no país pelo qual se naturalizou, Pyrros Dimas foi mais uma vez porta-bandeira na cerimônia de abertura e conquistou a medalha de bronze na categoria até 85 kg, se tornando o maior vencedor do levantamento na história das Olimpíadas com três ouros e um bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos