Siga o OTD

Paris 2024

Paris-24 quer aprender com falhas na final da Liga dos Campeões

Para Tony Estanguet, presidente do comitê organizador dos Jogos de Paris, os erros que causaram tumulto na entrada dos torcedores serão analisados

Paris 2024 Tony Estanguet
Tony Estanguet e a ministra de esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, em visita à sede do comitê Paris-2024 (Reprodução/Twitter)

As cenas de torcedores invadindo sem ingresso o Stade de France no último sábado (28), antes da final da Liga dos Campeões de futebol, ligou o alerta no comitê organizador da Olimpíada Paris-2024. Nesta quarta-feira (1º), Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, disse que os fatos que inclusive atrasaram o início da finalíssima entre Real Madrid e Liverpool devem servir de lição para a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Quando ocorre um evento como este do último sábado, inevitavelmente é um desafio e temos que tirar deles todas as lições possíveis. Estaremos muito atentos a tudo que foi analisado, pois foram fatos que mancham tudo o que amamos no esporte”, afirmou Estanguet.

+ Acompanhe o blog no TwitterFacebook e no Instagram.

O dirigente, ex-atleta da canoagem slalom e três vezes medalha de ouro na prova do C1 nos Jogos de Sydney-2000, Atenas-2004 e Londres-2012, comentou o caso durante a visita da ministra do Esporte francês, Amélie Oudéa-Castéra, à sede do comitê dos Jogos.

A final da Liga dos Campeões atrasou por cerca de meia hora, após uma enorme confusão na entrada dos torcedores ao Stade de France. Pessoas sem ingresso acabaram invadindo o estádio, enquanto outras com bilhete na mão foram impedidas e ainda acabaram sendo atacadas pela polícia.

O Stade de France deverá receber as competições de atletismo, rúgbi seven e a cerimônia de encerramento na Olimpíada de Paris.

Preocupações olímpicas

A preocupação de Estanguet vai bem além das declarações políticas. Os Jogos de Paris-2024 prometem ser os mais inclusivos de todos os tempos, levando as competições para locais icônicos da capital francesa. Por exemplo, o vôlei de praia será realizado no Champ de Mars. Já competições consideradas urbanas e com mais apelo entre os jovens, como o breaking e o skate, terão como palco a Praça da Concórdia.

Mas no fundo, o que desperta a preocupação após o ocorrido na final da Liga dos Campeões é a cerimônia de abertura no Rio Sena. Um inédito desfile de barco das delegações, acompanhando por até 600 mil pessoas ao longo dos 6,6 km do Sena, vai exigir uma complexa estrutura de segurança.

Por tudo isso, a confusão da final entre Real Madrid x Liverpool será usada como exemplo do que não pode acontecer, de jeito algum, durante os Jogos de Paris-2024.

Mais em Paris 2024