Siga o OTD

Paris 2024

Abertura no Rio Sena prova que Paris-2024 será revolucionária

Cerimônia realizada fora de um estádio é só uma das inovações que tornará a Olimpíada Paris-2024 um evento inesquecível

Paris 2024 abertura Rio Sena
Representação virtual de parte da festa de abertura dos Jogos Paris-2024, em pleno Rio Sena (Divulgação/Paris 2024)

Desde que recebeu do COI (Comitê Olímpico Internacional) a organização da Olimpíada de 2024, Paris já indicava que faria uma edição diferente de todas na história dos Jogos. O anúncio na última segunda-feira (13) de que a cerimônia de abertura acontecerá com as delegações desfilando por barcos ao longo do Rio Sena, aumenta esta certeza. Mas outros fatos já apontam que Paris-2024 será sim uma Olimpíada revolucionária.

De fato, a aposta do comitê organizador francês é para quebrar todas as tradições e de cara tornar os Jogos de Paris únicos. Nunca houve uma cerimônia de abertura fora de um Estádio Olímpico. A ideia ao mesmo tempo tem um foco inclusivo e sustentável.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Afinal, uma festa normalmente restrita a poucos privilegiados que conseguem comprar disputados e caros ingressos poderá receber até 600 mil espectadores, espalhados pelos 6,6 km do Sena, cuja maioria acompanhará a cerimônia de forma gratuita. Fora que o comitê organizador não gastará os tubos para erguer ou reformar um estádio apenas por causa de uma festa que dura cerca de três horas.

Claro que existem aspectos que levantam pontos de atenção. O principal me parece ser a questão da segurança. Um esquema pesado precisará ser montado ao longo das margens do Sena para dar a devida proteção a todos os participantes. Mas imagino que esta seja uma prioridade para os organizadores.

Mais novidades

A revolucionária cerimônia de abertura não deve ser a única novidade que a Olimpíada Paris-2024 irá reservar. Uma delas tem um aspecto futurista. No mês passado, o ministério de transportes da França anunciou que irá começar a fazer testes com táxis aéreos elétricos e o objetivo é criar duas rotas para transporte de passageiros durante os Jogos.

Uma destas rotas ligaria os aeroportos Paris-Charle de Gaulle e Paris-Le Bougert e a outra ligaria dois subúrbios parisienses, sempre com o objetivo de facilitar a mobilidade dos torcedores que acompanharem os Jogos.

As outras novidades de Paris-2024 estão dentro do campo esportivo. Sempre é bom lembrar que a próxima Olimpíada será a primeira com 100% de igualdade de gênero entre as delegações participantes, conforme promessa do COI e do comitê organizador. Além disso, Paris verá a estreia do breaking no programa esportivo, trazendo a cultura do hip hop para abalar as conservadoras estruturas olímpicas.

Só por estes exemplos, você ainda duvida sobre a Olimpíada Paris-2024 ser a mais espetacular da história?

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Paris 2024