Siga o OTD

Laguna Olímpico

Que o espírito de Tóquio-1964 seja inspiração de Tóquio-2020

Primeira Olimpíada disputada na capital japonesa foi aberta há 56 anos. Hoje, sobra esperança para que os Jogos do ano que vem sejam igualmente grandiosos

Tóquio 1964 abertura
O Estádio Nacional de Tóquio, na abertura da Olimpíada de 1964 (COI)

Fosse este um ano normal e estaríamos neste sábado (10) ainda recordando os belos momentos da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020. Mas graças à pandemia do coronavírus, este não está sendo um ano normal. Com o adiamento para julho do ano que vem, resta a esperança de que os Jogos acontecerão realmente em 2021. Se possível, inspirados no espírito de Tóquio-1964, cuja cerimônia de abertura aconteceu há exatamente 56 anos.

E pelas informações das últimas semanas, os sinais são de que a festa olímpica irá mesmo acontecer. O novo primeiro-ministro japonês, Yoshidide Suga, tem mantido diálogos mais produtivos junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional) sobre a realização dos Jogos de qualquer maneira. Com ou sem vacina, veja você!

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Como diz o COI, serão os “Jogos da Reconstrução” e da vitória sobre a Covid-19. Se fazer previsões epidemiológicas sempre são arriscadas, é possível cravar que Tóquio-2020 tem muitas semelhanças com Tóquio-1964, especialmente na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

No ano passado, no aniversário de 55 anos da primeira edição olímpica em Tóquio, o blog publicou um texto relembrando a data. Reproduzo abaixo os pontos que mostram porque os Jogos de 1964 foram tão especiais e como podem inspirar a edição em 2021.

Para começar, foram os Jogos que brindaram o reerguimento de um país. Menos de 20 anos após o final da Segunda Guerra Mundial, quando viu duas bombas atômicas destruírem as cidades de Hiroshima e Nagasaki, o Japão conseguiu se reorganizar e receber a maior competição do esporte mundial. Só isso já seria notável.

Símbolo dos Jogos

Uma cena simbólica reforço ainda mais esse poder de reconstrução do Japão. A pira olímpica de 1964, por exemplo, foi acesa por Yoshinori Sakai, que nasceu em 6 de agosto de 1945, dia que explodiu a bomba em Hiroshima.

Tóquio-1964
Yoshinori Sakai, que nasceu no dia em que explodiu a bomba atômica em Hiroshima, acende a pira olímpica na Olimpíada de Tóquio-1964 (Crédito: COI)

A edição de Tóquio-1964 marcou ainda a primeira vez que os Jogos de Verão chegaram à Ásia. Experiência que só se repetiria 24 anos depois, quando Seul recebeu a Olimpíada.

Reveja alguns dos principais momentos da cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio-1964

Foram nos Jogos de Tóquio-1964 que duas das modalidades mais populares no programa olímpico estrearam. O vôlei (masculino e feminino) e o judô (só entre os homens) fizeram sua primeira aparição nesta Olimpíada. Mais de meio século depois, os dois são um sucesso a cada edição.

Com um total de 5.137 atletas participantes (4.457 homens e apenas 680 mulheres), a Olimpíada de Tóquio-1964 foi histórica. E não vejo motivos para acreditar que será diferente em 2020.

Mais em Laguna Olímpico