Siga o OTD

Laguna Olímpico

As lições que o torneio de Djokovic deixam para o esporte

Da pior forma possível, o Adria Tour, organizado pelo número 1 do tênis Novak Djokovic, mostra que não se pode menosprezar o coronavírus

Djokovic Adria Tour
Djokovic, Dimitrov e outros tenistas particioantes do Adria Tour (Instagram/Adriatour)

A vida, muitas vezes, se encarrega de dar um choque de realidade para aqueles que insistem em tapar olhos para ela. Foram necessários apenas nove dias para que se comprovasse que o Adria Tour, circuito amistoso de tênis organizado pelo sérvio Novak Djokovic, exagerou no menosprezo ao poder de contaminação do coronavírus.

Embora a Sérvia seja, pelos números oficiais, um dos países que melhor conseguiu controlar a disseminação do vírus – foram 262 mortes até hoje, segundo o site worldmeters.com –, não impediu que a competição beneficente criada por Djokovic fosse afetada. No domingo (21), o búlgaro Grigor Dimitrov, que no dia anterior havia sido eliminado na etapa de Zadar, na Croácia, foi às redes sociais avisar que testou positivo para a Covid-19.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Dimitrov participou do torneio organizado por Novak Djokovic
Grigor Dimitrov com coronavírus (Instagram/grigordimitrov)

A situação foi tão grave que a final da etapa, entre Djokovic e o russo Andrey Rublev, foi cancelada.

E como se não bastasse, nesta segunda (22) o croata Borna Coric também anunciou, via rede social que testou positivo para o vírus. Jornais sérvios publicaram que o preparador físico de Djokovic testou positivo. O alemão Alexander Zverev e o russo Rublev, que fizeram o exame e não estão contaminados, informaram que vão entrar em quarentena.

+ Curta a página do blog no Facebook

O mundo vive uma pandemia que já causou mais de 470 mil vítimas fatais em todos os continentes. Até por isso, as competições estão retornando aos poucos na Europa, repletas de protocolos de segurança e sem torcida nas arquibancadas. E o que vimos no Adria Tour de tênis foi uma distopia inacreditável, com arquibancadas lotadas, ninguém de máscara, jogadores se confraternizando. Foi como se a região dos Balcãs fosse uma bolha protegida do coronavírus.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Até em balada eles estiveram! Veja a festa após a primeira etapa do Adria Tour, semana passada, em Belgrado:

https://twitter.com/ZubiTennis/status/1272517230312468481

Por fim, é impossível não constatar o quanto a imagem de Novak Djokovic sairá arranhada de todo este episódio. Especialmente pela cômoda desculpa do sérvio de que fez tudo baseado nas orientações das autoridades. O preço do egoísmo e da arrogância poderá ser bem alto para ele.

Atualização em 23/6: nem 24 horas depois da publicação deste post e mais um tapa na cara da realidade. Em sua rede social, Novak Djokovic anunciou que ele a sua mulher, Jelena, testaram positivo para a Covid-19. O comunicado trouxe ainda um pedido de desculpas do sérvio, admitindo que subestimou o vírus. Infelizmente, aprendeu da pior forma. Que se recupere bem e repense suas atitudes.

Mais em Laguna Olímpico