Siga o OTD

Laguna Olímpico

Remo escolhe integrantes do Pré-Olímpico após Brasileiro

Principal surpresa foi a eliminação dos irmãos “espanhóis” Pau e Xavier Vela Maggi no Dois Sem

Remo, barco do Corinthians Dois Sem

O remo do Brasil terá novidades nas regatas pré-olímpicas em busca de vagas para os Jogos de Tóquio-2020. No último final de semana, o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, disputado na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, serviu como uma das etapas seletivas da equipe brasileira. E a competição acabou trazendo um resultado surpreendente.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Os irmãos espanhóis naturalizados brasileiros Pau e Xavier Vela Maggi, que conquistaram a medalha de prata no Dois Sem masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, eram favoritos para vencer esta mesma prova no Troféu Brasil – uma das etapas do Brasileiro e que valia para a seletiva, realizada sábado (8). Mas ficaram pelo caminho.

+ Curta a página do blog no Facebook

De forma surpreendente, os remadores que defendem o Flamengo acabaram derrotados pelo barco do Corinthians, formado por Gabriel Campos e Willian Giaretton, em uma chegada emocionante e uma vantagem de pouco mais de um segundo entre os dois barcos.

O resultado assegurou a dupla corintiana como representante na Regata Pré-Olímpica Mundial, que acontecerá em maio, em Lucerna (SUI). Apenas duas vagas estarão em disputa no Dois Sem. O remo brasileiro nunca conseguiu classificar um barco para a Olimpíada via Regata mundial.

+ O blog também está no Instagram. Siga

A CBR (Confederação Brasileira de Remo) ainda pretende levar para a Suíça um barco do Quatro Sem, como parte de um projeto visando a Olimpíada de Paris-2024, sem criar expectativa de classificação já para Tóquio. Para este barco, uma seletiva interna que acontecerá em duas semanas, no Rio de Janeiro, definirá os atletas, onde Pau e Xavier têm chance de serem escolhidos.

Maiores chances no Rio

Antes da competição na Suíça, haverá a disputa da Regata Pré-Olímpica Continental, que está marcada entre os dias 2 e 5 de abril, no Rio de Janeiro, apenas para os barcos do Single Skiff (um remador) Double Skiff Peso Leve (dois remadores). Aqui estão as maiores chances de classificação do Brasil para os Jogos de Tóquio. Estarão em disputa cinco vagas no Single e três no Double, tanto no feminino quanto no masculino.

Pelos resultados obtidos na seletiva, já estão definidos os representantes no Single Skiff. No masculino, será Uncas Tales Batista, do Botafogo, e no feminino Vanessa Cozzi de Castro, do Flamengo. Os integrantes dos barcos do Double Skiff serão definidos também na seletiva interna, no Rio. Como tanto Ucas quanto Vanessa competem como Peso Leve, serão reavaliados e podem até serem deslocados para o Double. Neste caso, abririam mão da vaga nos barcos individuais.

Mais em Laguna Olímpico