Siga o OTD

Lá Fora

Grã Bretanha completa mais um Mundial sem medalha de ouro

País que mais obteve ouros no remo na Olimpíada do Rio já acumula dois anos sem subir no lugar mais alto do pódio no Mundial

Foto: Detlev Seyb/RowingPhoto

Passando da metade do ciclo olímpico, a tradicional equipe britânica fechou o Mundial de Remo sem conquistar medalha de ouro. É o segundo ano consecutivo que a Grã Bretanha termina a competição sem subir no lugar mais alto do pódio.

Mesmo com uma equipe bastante renovada após a campanha de três ouros e duas pratas nos Jogos Olímpicos do Rio, a Confederação de Remo da Grã Bretanha havia traçado uma meta de sair de Plovdiv, sede do Mundial deste ano, com um número entre quatro e seis medalhas. Entre as classes olímpicas, no entanto, os britânicos ficaram com apenas dois bronzes.

“Temos que ser honestos, nós não conseguimos entregar tudo – e isso não é só com os atletas, é com os funcionários, todo mundo”, disse Brendan Purcell, diretor de performance da Confederação Britânica de Remo, ao jornal inglês The Telegraph.

“O potencial na equipe é indicativo de seis [medalhas]? Se for, temos que dar um passo adiante. Se não for, temos que acordar quem está fazendo essas apostas”, completou Purcell, com palavras duras.

As medalhas britânicas em Plovdiv foram obtidas pelas equipes do quatro sem e do oito com. Os britânicos ainda conseguiram uma medalha de ouro em um evento paralímpico do Mundial.

Pódios coloridos

O que deixa a situação ainda mais desconfortável para a Grã Bretanha é o fato de que 12 países diferentes conquistaram medalhas de ouro, levando em conta apenas os eventos olímpicos do Mundial. Nenhuma nação saiu de Plovdiv com mais de dois ouros.

Os países que conquistaram mais de um título foram Noruega, Austrália, Irlanda e Estados Unidos. Completaram a lista de países vencedores: França, Itália, Croácia, Alemanha, Lituânia, Polônia, Canadá e Romênia.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Lá Fora