Siga o OTD

Judô

Grand Prix de Zagreb começa nesta sexta com cinco brasileiros

Foto Marcio Rodrigues MPIX CBJ

Grand Prix de Zagreb começa nesta sexta com cinco brasileiros

A Federação Internacional de Judô sorteou na manhã dessa quinta-feira, 26, os confrontos do Grand Prix de Zagreb, na Croácia, que começa na sexta-feira, 27. O Brasil terá 14 judocas lutando por um lugar no pódio da competição que vale até 700 pontos no Ranking da FIJ e já contará para a classificação olímpica de Tóquio 2020.

No primeiro dia de combates, o Brasil será representado por Raphael Miaque (60kg), Diego Santos (66kg), Gabriela Chibana (48kg), Kamila Silva (57kg) e pela campeã olímpica Rafaela Silva (57kg).

No sábado, 28, será a vez de Alexia Castilhos (63kg), Amanda Oliveira (70kg) e João Pedro Macedo (81kg) lutarem na Arena Zagreb.

Fecham a participação brasileira, no domingo, 29, os judocas Ruan Isquierdo (+100kg), Felipe Bezerra (100kg), Renan Nunes (100kg), Camila Yamakawa (+78kg), Nathalia Parisoto (78kg) e a bicampeã mundial Mayra Aguiar, atual número 1 do mundo no meio-pesado feminino (78kg).

Zagreb é a penúltima etapa do Circuito Mundial antes do Campeonato Mundial de Baku, em setembro, o que fez com que o número de inscritos chegasse a 513 atletas, de 78 países em busca dos últimos valiosos pontos que definirão o Ranking para o Mundial.

+ CONFIRA AS CHAVES DA COMPETIÇÃO

CONFRONTOS DO PRIMEIRO DIA

Logo na primeira luta, Rafaela Silva (57kg) reencontrará sua adversária da semifinal nos Jogos do Rio 2016, a romena Corina Caprioriu, que agora utiliza o sobrenome “Stefan”. O histórico do confronto é positivo para a brasileira: Rafa tem quatro vitórias em sete encontros e venceu as últimas três.

No mesmo peso, mas em chave diferente da campeã olímpica, a jovem Kamila Silva terá que passar pela vice-campeã europeia Theresa Stoll, da Alemanha, para avançar às oitavas.

No Ligeiro feminino (48kg), Gabriela Chibana estreará contra a alemã Mira Ulrich, número 58 do mundo, e pode ter pelo caminho a atual número quatro do mundo, Milica Nikolic, da Sérvia, se ambas avançarem às oitavas-de-final.

No masculino, o ligeiro Raphael Miaque estreia contra o holandês Roy Koffijberg, de 22 anos, e campeão mundial júnior em 2015.

Diego Santos, no meio-leve (66kg), fará sua primeira luta em Zagreb contra outro novato, o ucraniano Bogdan Iadov, de 21 anos, cujo principal título foi o vice-campeonato europeu júnior em 2015.

As preliminares começarão às 4h30 da manhã desta sexta e as disputas por medalhas (bronze e final) serão a partir das 12h, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo, online e gratuita pelo site da Federação Internacional (www.ijf.org).

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 27

Gabriela Chibana (48kg/ECPinheiros/FPJudo)

Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/FJERJ)

Kamilla Silva (57kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Raphael Miaque (60kg/Sogipa/FGJ)

Diego Santos (66kg/Ass. Judô Ação/FEBAJU)

SÁBADO, 28

Alexia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ)

Amanda Oliveira (70kg/AD São Caetano/FPJudo)

João Pedro Macedo (81kg/Sogipa/FGJ)

DOMINGO, 29

Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)

Nathalia Parisoto (78kg/Grêmio Náutico União/FGJ)

Camila Yamakawa (+78kg/Clube Sakurá de Judô/FJMS)

Renan Nunes (100kg/Sogipa/FGJ)

Felipe Bezerra (100kg/Ass. Natal de Judô/FJERN)

Ruan Isquierdo (+100kg/Instituto Reação/FJERJ)

Mais em Judô