Siga o OTD

Judô

Brasileira perde bronze no GP de Dusseldorf para revelação japonesa de 16 anos

A peso-pesado Rochele Nunes foi derrotada na disputa pela medalha de bronze do Grand Prix de Dusseldorf, neste domingo, por uma das principais promessas do judô japonês da atualidade. Ela foi derrotada por Akira Sone, de apenas 16 anos, que, apesar da pouca idade, já tinha em seu currículo uma prata no Grand Slam de Tóquio do ano passado.

Apesar de ser sempre complicado enfrentar a escola japonesa de judô, Rochele Nunes saiu da frente da adversária com um wazzari e manteve a liderança do placar até pouco mais da metade dos quatro minutos regulamentares de luta. Quando faltava 1min56s para o final, Sone devolveu o Wazzari e empatou o jogo. Depois disso, conseguiu derrubar mais duas vezes a brasileira, abrindo 3 a 1. Para completar, ainda imobilizou a adversária até conseguir o ippon.

Assista no vídeo abaixo todas as lutas que valeram medalha neste domingo no Grand Prix de Dusseldorf de judô.

Para chegar até à disputa do bronze, Rochele começou bem com duas vitórias seguidas. Na estreia, pontuou com um waza-ari e o ippon contra Santa Pakenyte, da Lituânia, avançando às quartas-de-final, onde eliminou a alemã Jasmin Kuelbs, por um waza-ari.

Na semifinal, a brasileira fez luta dura contra a japonesa Megumi Tachimoto, vice-campeã mundial em 2015, e acabou perdendo por um waza-ari.

Além de Rochele Nunes, outros três brasileiros também lutaram neste domingo na Alemanha. Retornando aos tatames após os Jogos do Rio, o experiente Tiago Camilo parou na primeira luta contra o brasileiro naturalizado libanês Nacif Elias, que pontuou com um waza-ari.

Mesmo desempenho dos jovens Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg), que fez sua estreia pela seleção principal em competições internacionais. Léo parou no ippon do alemão Johannes Frey, enquanto Ruan levou três punições e foi desclassificado no confronto contra o casaque Yerzhan Shynkeyev.

+ Veja abaixo o vídeo com todas as lutas das classificatórias deste domingo

O melhor desempenho do Brasil no Grand Prix de Dusseldorf foi com Phelipe Pelim, que ganhou o bronze, única medalha do país na competição, na sexta-feira. No sábado, nenhum brasileiro conseguiu chegar às finais e os melhores resultados foram de Mariana Silva e Marcelo Contini, que terminaram em sétimo lugar em suas categorias.

Até agora o ano de 2017 tem sido de bons resultados para o judô brasileiro. No último fim de semana, foram quatro medalhas conquistadas no Aberto Europeu de Roma, ouro de Eduardo Yudi Santos, prata de Rafael Macedo e bronzes com Lincoln Neves e Marcelo Contini. Antes disso, o país subiu ao pódio com o bronze de Rafael Silva no Grand Slam de Paris, o ouro de Victor Penalber, a prata de Rafael Buzacarini e o bronze de Eric Takabatake no Aberto Europeu de Odivelas.

No próximo final de semana, a Seleção Brasileira de judô estará em ação nos Abertos Europeus de Praga, na República Tcheca, para as mulheres, e de Katowice, na Polônia, para os homens.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô