Siga o OTD

Judô

Brasileiros chegam às cidades de Praga e Katowice para disputa de Abertos Europeus

O Brasil desembarcou em peso na Europa nessa quinta-feira, dois de março.  Na República Tcheca, já chegaram as oito atletas que irão representar o Brasil no Aberto Europeu Feminino de Praga. E na Polônia, mais precisamente em Katowice, desceram os seis judocas do Brasil que disputam o Aberto Europeu Masculino. E ainda tem uma enorme delegação da base chegando à Turquia para a disputa da Copa Europeia Juvenil de Antalya.

Em Praga, a delegação brasileira será composta por Stefannie Arissa Koyama (48kg), que faz sua estreia representando o Brasil; Jéssica Pereira (52kg), Gilmara Prudêncio (57kg), Sarah Nascimento (70kg), Samanta Soares (78kg), Melina Scardua (78kg), Camila Yamakawa (+78kg) e Beatriz Rodrigues (+78kg).  O chefe de delegação dos Abertos Europeus é Marcelo Theotônio e a equipe será comandada pelos técnicos Amadeu Moura e Yuko Fujii e tratada pelo fisioterapeuta Thiago Vinicius Ferreira.

Para Katowice foram convocados Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (81kg), Gustavo Assis (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg). Matheus Theotônio é o chefe da delegação que tem Douglas Vieira como técnico e Gustavo Braga como fisioterapeuta.

Os sorteios das duas competições serão realizados nesta sexta-feira, 03 de março, às 16hs. Em Praga, todas as categorias serão disputadas no sábado, dia 04, a partir das cinco da manhã. Já em Katowice, as lutas começam às seis da manhã. No primeiro dia, 04, lutam os ligeiros, meio-leves e leves. No domingo, 05, é a vez dos meio-médios, médios, meio-pesados e pesados. O bloco final não teve o horário divulgado.

São esperados cerca de 500 judocas nas duas competições, sendo 200 mulheres em Praga e 300 homens em Katowice. Na República Tcheca, estão entre os destaques a número sete do mundo na categoria 70kg, Elvismar Rodriguez, da Venezuela, e a jovem promessa da Ucrânia no 48kg, Daria Bilodid, campeã europeia júnior ano passado com apenas 15 anos. Já na Polônia, as atenções deverão estar voltadas para os experientes Hovhannes Davtyan (60kg), da Armênia, e Maxim Rakov (100kg), do Cazaquistão. Para os poloneses, a principal esperança de medalha é o jovem Piotr Kuczera (90kg), campeão do Aberto de Roma há duas semanas.

Confira abaixo a lista de atletas nos Abertos Europeus deste final de semana:

Aberto Europeu Feminino de Praga/CZE
Stefannie Arissa Koyama (48kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Jéssica Pereira (52kg/FJERJ/Instituto Reação)
Gilmara Prudêncio (57kg/FPJUDO/Seduc Praia Grande)
Sarah Nascimento (70kg/FMJ/Minas Tênis Clube)
Samanta Soares (78kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Melina Scardua (78kg/FEBAJU/Judô Paulo Fraga)
Camila Yamakawa (+78kg/FJMS/Clube Sakurá de Judô)
Beatriz Rodrigues (+78kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)

Chefe de delegação: Marcelo Theotonio
Técnico: Amadeu Moura
Técnica: Yuko Fujii
Fisioterapeuta: Thiago Ferreira

Aberto Europeu Masculino de Katowice/POL
Lincoln Neves (73kg/FPJUDO/SEL São José dos Campos)
Eduardo Yudy Santos (81kg/FPJUDO/E.C. Pinheiros)
Rafael Macedo (81kg/FGJ/Sogipa)
Gustavo Assis (90kg/FMJ/Minas Tênis Clube)
Leonardo Gonçalves (100kg/FGJ/Sogipa)
Ruan Isquierdo (+100kg/FJERJ/Instituto Reação)

Chefe de delegação: Matheus Theotonio
Técnico: Douglas Vieira
Fisioterapeuta: Gustavo Braga

Equipe Sub 18 embarca para competições na Turquia e Croácia

Longe do carnaval, a seleção brasileira Sub 18 embarcou nessa quarta-feira, 01, para a Turquia, onde acontecerá a Copa Europeia Juvenil de Antalya neste final de semana. Os 34 atletas que integram a delegação brasileira estavam reunidos em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, desde o último domingo finalizando a preparação para as primeiras competições internacionais do ano.

O sorteio das chaves será nesta sexta-feira, às 14h (Brasília) e ficará disponível no site www.ippon.org. As disputas começam no sábado, 04, com preliminares às 3h da madrugada no Brasil e finais a partir das 10h. O site da European Judo Union (www.eju.net) transmite as lutas online ao vivo.

Depois da Turquia, a equipe seguirá para a Croácia, onde disputarão a Copa Europeia Juvenil de Zagreb, nos dias 11 e 12 de março. Além das competições, os atletas participarão também dos treinamentos de campo internacionais que começam nos dias seguintes às disputas.

Nessas duas etapas internacionais, os jovens judocas brasileiros terão o suporte da Comissão Técnica das Categorias de Base da CBJ formada por Edmilson Guimarães (chefe de delegação), Douglas Potrich (técnico), Danusa Bittencourt (técnica), Marcus Agostinho (assistente técnico), André Fernandes Filho (assistente técnico), André Fujita (fisioterapeuta) e Luana Carvalho (fisioterapeuta).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô