Siga o OTD

Judô

Brasil só consegue dois sétimos lugares no segundo dia do GP de Dusseldorf

Depois do bronze de Phelipe Pelim (60kg) e do quinto lugar de Eleudis Valentim (52kg) no primeiro dia do Grand Prix de Dusseldorf, o Brasil conseguiu dois sétimos lugares neste sábado, 25, com Marcelo Contini (73kg) e Mariana Silva (63kg). Os brasileiros chegaram à repescagem mas acabaram derrotados por Igor Wandtke, da Alemanha, e Megumi Tsugane, do Japão, respectivamente.

Veja no vídeo abaixo todas as lutas das classificatórias disputadas neste sábado.

Marcelo Contini (73kg) fez quatro lutas no Grand Prix de Dusseldorf. Começou vencendo o alemão Robert Barwig depois que o adversário sofreu três punições. Nas oitavas, contra Sam Van T Westende, da Holanda, aconteceu uma situação inusitada. O holandês sofreu um corte durante e como demorou a conseguir estancar o sangramento, a luta foi encerrada com vitória para Contini. Mas o Westende voltou à área de competição enfaixado e o brasileiro foi chamado a voltar para o combate que foi, então, reiniciado. Contini que já tinha sofrido uma punição, não deu chance ao holandês, o imobilizou e venceu por ippon. Nas quartas, uma pedreira, Lasha Shavdatuashvili, ouro em Londres 2012 e bronze no Rio 2016, da Geórgia, que acabou conseguindo dois waza-aris contra Contini. Na repescagem, o brasileiro não consegui mostrar seu melhor judô e acabou sofrendo um waza-ari no golden score.

Já Mariana Silva (63kg) acabou fazendo uma luta a menos do que Marcelo Contini no Grand Prix de Dusseldorf. Estreou com vitória sobre Meriem Bjaoui, da Tunísia, por waza-ari. Nas quartas-de-final, vinha fazendo uma boa luta contra Lucy Renshall, da Grã-Bretanha, mas faltando menos de 10 segundos para o fim do combate, numa posição dividida, a arbitragem acabou dando a pontuação para a britânica. Na repescagem, não conseguiu se impor ante a japonesa Megumi Tsugane e acabou sofrendo o ippon e conquistando a sétima colocação no Grand Prix.

O Brasil ainda foi representado por outros cinco atletas neste sábado. Ketleyn Quadros (63kg) passou por Amy Livesey mas caiu ante a alemã Martyna Trajdos. Bárbara Timo (70kg) venceu Natascha Ausma, da Holanda, e foi derrotada por Saki Niizoe. Amanda Oliveira sofreu três punições contra Alena Prokopenko (RUS) na 1ª luta. Eduardo Katsuhiro Barbosa(73kg) foi punido no golden score e acabou derrotado pelo alemão Anthony Zingg. E Vinicius Panini(81kg) não conseguiu impor seu judô contra Seidai Saito(JAP), também caindo na estreia.

Neste domingo, 26, competem Rochele Nunes (+78kg), Tiago Camilo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg). As preliminares começam às seis da manhã e as finais serão realizadas a partir da uma da tarde, no horário de Brasília.

Mais em Judô