Siga o OTD

Judô

No judô, Brasil fatura duas medalhas de bronze no Aberto Europeu de Roma

No primeiro dia dos Abertos Europeus de Roma (masculino) e Oberwart (feminino) de judô, três, dos dez brasileiros em ação neste sábado, 18, chegaram às disputas por medalhas. Os leves (73kg) Marcelo Contini e Lincoln Neves garantiram uma dobradinha brasileira com dois bronzes, na Itália, e, na Áustria, Yanka Pascoalino ficou em quinto. Competições continuam neste domingo com mais quatro brasileiros.

No caminho até a disputa de bronze, Contini passou por Julian Kolein, da Alemanha, Lasha Lomidze, da Rússia, e por Eric Ham, da Grã-Bretanha, parando apenas na semifinal contra o japonês Yuhei Yoshida. Na luta pelo bronze, ele enfrentou o francês Benjamin Axus e pontuou com um wazari e um ippon para conquistar a medalha.

Lincoln, por outro lado, caiu nas quartas-de-final para Yoshida, depois de vencer o francês Tristan Avaliani e o italiano Enrico Parlati. Na repescagem, ele passou por Eric Ham e encontrou Alexandru Raicu, da Romênia, na luta pelo bronze. Apesar de sofrer duas punições, o brasileiro conseguiu um wazari e levou a segunda medalha brasileira na competição.

Em Oberwart, Yanka teve uma manhã brilhante, vencendo a canadense Stefanie Tremblay e a polonesa Karolina Talach para chegar à semifinal, onde encarou a número três do mundo e anfitriã, Katrin Unterwuzacher. A austríaca se impôs no combate e conseguiu imobilizar a brasileira até o ippon para avançar à final.

No duelo pelo bronze, Yanka enfrentou a espanhola Isabel Puche e acabou sofrendo o estrangulamento que a fez desistir do combate.

Jéssica Lima (52kg) também avançou bem na chave, chegando à repescagem depois de uma derrota para Olga Gagarina no terceiro minuto do golden score, nas quartas. A jovem judoca, porém, encarou mais um golden score na repescagem, e não passou por Angelica Delgado, terminando a competição em sétimo lugar.

Larissa Farias (48kg), Maria Taba (52kg) e Ketelyn Nascimento também lutaram em Oberwart neste sábado, mas não avançaram às disputas por medalha, assim como Michael Marcelino (60kg), Daniel Cargnin (66kg) e Jeferson Santos Jr (73kg), em Roma.

No domingo, o Brasil terá Barbara Timo (70kg) e Ellen Furtado (+78kg) em Oberwart, além de Eduardo Yudi Santos (81kg) e Rafael Macedo (81kg), em Roma. Preliminares começam às 7h e finais a partir das 12h30 (Brasília).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô