Siga o OTD

Judô

Brasil não conquista medalhas no 1º dia do Grand Prix de Hohhot

Brasileiros ficam sem pódio no 1º dia do Grand Slam de Osaka - Phelipe Pelim

Gabriela Chibana e Phelipe Pelim chegam perto, mas acabam na quarta colocação e Brasil termina o primeiro dia do Grand Prix de Hohhot sem medalhas

Pelo primeiro dia de competições do Grand Prix de Hohhot, nesta sexta-feira (25), o Brasil chegou perto, mas não conseguiu subir ao pódio. Gabriela Chibana e Phelipe Pelim foram os melhores judocas do país, terminando na quarta colocação em suas categorias. Nesta madrugada de sexta para sábado (25 e 26), mais cinco atletas vão para o tatame em busca de medalhas.

Em sua primeira luta do dia, Gabriela Chibana enfrentou Aziza Nazavova, do Turcomenistão. Em confronto com relativo equilíbrio, a brasileira conseguiu a vitória por ippon ao imobilizar a adversária com pouco mais de dois minutos de luta, seguindo assim para a rodada seguinte.

No segundo confronto do dia, Chibana teve como adversária Milica Nikoliv, da Sérvia. Em luta bem disputada, as duas atletas conseguiram pontuar em igualdade no tempo normal, levando a decisão para o golden score. Nele, Gabriela aplicou um técnica e recebeu um waza-ari, saindo com a vitória.

Na terceira luta do dia, Gabriela Chibana teve como oponente a israelita Noa Minsker. Mais uma vez o confronto da judoca brasileira só foi ser definido no golden score. Nele, Gabriela encaixou uma imobilização, vencendo a luta e seguindo para as semifinal do torneio.

Na busca pela vaga na final da competição, a judoca brasileira teve pela frente a japonesa Ami Kondo. Em confronto definido com rapidez, Gabriela Chibana acabou derrotada por ippon, ao ser imobilizada, caindo para a disputa do bronze da categoria até 48 kgs.

Na luta pelo bronze, Gabriela Chibana enfrentou a atleta da Mongólia Urantsetseg Munkhbat. Com a luta sendo estudada desde o início, a brasileira acabou sofrendo com duas punições nos primeiros minutos do confronto, tendo que ir para cima na parte final do duelo. Com isso, a judoca mongol ficou aguardando a oportunidade de encaixar um golpe, que veio nos últimos 90 segundos do confronto, ao acertar uma chave de braço, obrigando Chibana a bater.

Outra brasileira da categoria, Sarah Menezes não teve o mesmo desempenho de sua compatriota. A brasileira enfrentou na primeira rodada a espanhola Julia Figueroa e acabou eliminada pelo excesso de punições, terminando sua participação na competição.

Na categoria até 52 kgs, Erika Miranda teve folga na primeira rodada e estreou contra a russa Yulia Kazarina já nas oitavas de final. No confronto, Erika acabou derrotada por ippon com pouco menos de um minuto de luta, após a judoca da Rússia conseguir um golpe perfeito.

Em sua volta aos tatames após tempo parada por lesão, Rafaela Silva começou a sua participação no Grand Prix enfrentando a atleta da Mongólia Ninjin Losol. Em luta dominada pela judoca brasileira, a vitória veio por conta do excesso de punições que sua adversária sofreu, se garantindo na fase seguinte da competição.

Na fase seguinte, Rafaela lutou contra a canadense Christa Deguchi. No duelo, a brasileira acabou derrotada no fim, por ippon após imobilização, se despedindo do Grand Prix de Hohhot.


No masculino

Na categoria até 60 kgs, os dois brasileiros participantes, Eric Takabatake e Phelipe Pelim, caíram na mesma chave e tiveram folga na primeira rodada do Grand Prix de Hohhot.

Na segunda rodada, Takabatake teve como adversário o chinês Yi Chang. Em duelo definido rapidamente,  o brasileiro conseguiu dois waza-ari, que se igualam a um ippon, venceu a luta e avançou de fase.

Phelipe Pelim fez sua primeira luta contra Yung Wei Yang, de Taipei. Em confronto mais estudado, o judoca brasileiro conseguiu a vitória na parte final e seguiu para as quartas de final

Nessa fase, os dois brasileiros se enfrentaram, em busca da vaga na semifinal da competição. Em duelo com ritmo forte e muitas punições, Phelipe Pelim conseguiu a vitória no fim, ao aplicar um golpe e receber um waza-ari.

Na semifinal, Pelim teve pela frente o judoca do Kazaquistão Yeldos Smetov. No confronto, os dois judocas sofreram com muitas punições e por exceder o limite máximo permitido, o atleta brasileiro acabou derrotado, seguindo para a repescagem.


Na luta pela medalha de bronze, Phelipe teve como oponente Albert Oguzov, da Rússia. Em duelo bem estudado entre os dois atletas, a luta já se encaminhava para o Golden Score, empatada em 0 a 0, quando o russo conseguiu uma pontuação com cerca de 10 segundos para o fim ao acertar uma técnica. Com a pontuação, o brasileiro tentou, mas não havia tempo para uma reação.

 

Com a derrota, Takabatake acabou indo para a repescagem. Nela, teve como adversário na primeira luta o russo Robert Mshvidobadze. Em confronto equilibrado, os dois atletas pontuaram durante o tempo normal, mas acabaram os cinco minutos de luta com a mesma pontuação. No golden score, o judoca da Rússia aplicou um ippon e avançou para a luta pela medalha de bronze, elimiando Eric.

 

Na categoria até 66 kgs, Charles Chibana estreou na segunda rodada contra o atleta da Mongólia Erkhembayar Battogtokh. Com o domínio da luta, Chibana conseguiu a vitória quando faltava extamente um minuto para o fim, ao aplicar um golpe perfeito e receber, após confirmação de vídeo, o ippon.

Na sua segunda luta do dia, Charles teve pela frente o norte coreano Hyong Un Kim. Em duelo equilibrado, o brasileiro conseguiu sair com a vantagem, mas acabou sofrendo um contra golpe e foi derrotado por ippon.

Mais em Judô