Mais uma bela campanha do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. Nesta terça-feira (12), Jesse Barbosa (-90kg), Dandara Camillo (-78kg), Gustavo Milano (-100kg) e Andrey Coelho (+1000kg) levaram o ouro, enquanto Ana Soares (+78kg) conquistou o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com o resultado desta terça, o judô brasileiro conquistou medalha em todas as categorias individuais que contou com representante nos Jogos Pan Júnior 2025. No total, foram 14 pódios, sendo 11 ouro, uma prata e dois bronzes. Na quarta-feira (13), o país deve brigar pelo título na disputa por equipes. As lutas começam a partir das 10h30 (de Brasília).
Campanhas no masculino
Jessé Barbosa dominou a categoria até 90kg. O brasileiro começou sua campanha derrotando o paraguaio Edgar Benitez nas quartas. Em seguida, despachou o argentino Tomás Quinteros na semifinal. A medalha de ouro veio com vitória diante do cubano Naysdel Cardoso.
Na disputa até 100kg, Gustavo Milano venceu apenas duas lutas para subir ao lugar mais alto do pódio. Ele estreou com vitória diante do xará venezuelano Gustavo Cañizalez. Em seguida, contou com o abandono do cubano Zail Ramirez na semifinal. Na decisão, bateu o americano Daniel Liubimovski.
Andrey Coelho foi campeão da categoria acima dos 100kg “atropelando todo mundo”. Sua campanha começou com um ippon diante do peruano Valentino Valdivia. Depois, derrotou o mexicano Hugo Sanchez da mesma maneira na semifinal. O dominicano Jose Miguel Brache também sofreu na final.
Campanhas no feminino
Dandara Camillo deu show na categoria até 78kg feminina. A brasileira garantiu a medalha de ouro aplicando ippon em todas as adversárias. A primeira foi a equatoriana Maria Pesantez nas quartas. Em seguida, a cubana Lisrialis Gonzalez sofreu a mesma coisa na semifinal e a colombiana Tania Murillo também foi derrotada na luta pelo ouro.
No detalhe, Ana Soares acabou superada pela dominicana Marielin Gomez na estreia da categoria acima de 78kg. Com isso, a brasileira precisou disputar a repescagem para buscar um lugar no pódio. Nela, passou pela mexicana Barbara Padilla, por desistência. Na luta pelo bronze, aplicou um ippon na canadense Alisa Kofman.
Pan Júnior 2025