Siga o OTD

Judô

Brasil conquista duas medalhas na Copa Europeia Juvenil

Eduarda Rosa e Bruna Bereza conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente, na Copa Europeia Juvenil de Bielsko Biala neste domingo (20)

Para fechar a participação dos brasileiros na Copa Euorpeia Sub-18 de Bielsko Biala, sete judocas subiram no tatame para competir nas categorias Leve, Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado. Destaque para Eduarda Rosa, que ficou com a medalha de prata no Médio e Bruna Bereza, que conquistou a medalha de bronze no Meio-Médio.

Na categoria Meio-Médio feminino (-63 kg), Bruna Bereza e Maria Eduarda Diniz brilharam. Na chave B, Bruna venceu a polonesa Michalina Skipiala, a checa Sabina Havlickova e a russa Daria Vasileva para sair como a vencedora da chave e se classificar direto às semifinais. Maria Eduarda competiu na chave C e venceu a polonesa Martyna Glubiak e a alemã Friederike Stolze, mas perdeu na rodada decisiva da chave para a bielorrussa Maryia Sidarenka, indo direto para a disputa do bronze.

Bruna Bereza disputou a semifinal contra a húngara Szofi Ozbas e foi derrotada, indo para a disputa pelo bronze. Na briga pelo terceiro lugar, Bruna enfrentou Maria Eduarda e saiu como vencedora e dona de uma medalha de bronze.

Eduarda Rosa representou o Brasil na categoria Médio (-70 kg). Lutando na chave C, Eduarda venceu todos os seus confrontos até a final, passou pela eslovena Nika Schweiger e Ana Pass, da Polônia, para chegar às semifinais. Na luta antes da final, a brasileira enfrentou a russa Daria Kariakina, garantindo seu lugar na disputa pela medalha de ouro. Na luta decisiva, Eduarda foi derrotada pela japonesa Moka Kuwagata e ficou com a medalha de prata.

Se no feminino as brasileiras estiveram em disputas de medalha, o mesmo não aconteceu no masculino. Com cinco judocas espalhados pelas categorias, nenhum deles conseguiu avançar além da terceira rodada.

Na categoria Leve masculina (-73 kg), Eduardo Oliveira perdeu para o finlandês Artur Kanevets na primeira rodada da chave C. Na Meio-Médio (-81 kg), Marco Aurélio Cobra e Gustavo Guimarães  eram os brasileiros presentes. Gustavo venceu o polonês Maciej Szynalski e o húngaro Krisztofer Bertok, mas foi derrotado pelo israelita e foi para a repescagem. Marco Cobra pelo romeno Alex Cret e também foi à repescagem. Porém, os dois brasileiros foram derrotados em seus confrontos contra o grego Evangelos Kaligirou e o croata Ivan Copic, respectivamente, e perderam a chance de disputar a medalha de bronze.

Na categoria Médio (-90 kg), Adriel Santos era o único brasileiro e caiu logo no primeiro confronto da chave D contra o japonês Junnosuke Todaka. Marcelo Esteves fechou a participação brasileira na categoria Pesado (+ 90 kg) ao ser derrotado no primeiro confronto da chave B pelo ucraniano Sergii Kovbasiuk.

 

 

Mais em Judô