Siga o OTD

Judô

 

Daniel Cargnin volta a lutar bem e leva prata no Mundial



Daniel Cargnin vence cinco de seis lutas e ganha a medalha de prata na categoria até 73kg do Mundial de Judô 2025



Daniel Cargnin no Mundial de Judô 2025 - assista a final ao vivo
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Após oito anos, o Brasil teve novamente um homem na final do Mundial de Judô. Voltando a lutar bem após sofrer com lesões nas últimas temporadas, Daniel Cargnin levou a prata na categoria até 73kg. Essa é a sua segunda medalha na competição, após um bronze conquistado em 2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O judoca, que foi bronze nos 66kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio teve um período complicado entre 2023 e 2024, sofrendo com lesões que derrubaram o seu rendimento. Mas Daniel voltou a lutar bem no Mundial de Judô para conquistar a medalha dourada.

Na final, Daniel Cargnin encarou o francês Joan-Benjamin Gaba. O brasileiro ganhou o último duelo entre eles no Mundial de Judô 2024. Mas Gaba chegou ao confronto como medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, além de campeão por equipes. Cargnin começou bem na luta e teve entradas efetivas que quase resultaram em pontuação. Após o tempo regulamentar, o duelo foi para o golden score. O brasileiro teve um primeiro golpe onde quase conseguiu um yuko, mas na sequência, Gaba conseguiu a projeção e ganhou o duelo por waza-ari.

A campanha da medalha

Daniel Cargnin abriu sua campanha no Mundial de Judô contra o alemão Igor Wandtke. O brasileiro conseguiu um waza-ari, seguido por ippon, para avançar de fase. Na segunda rodada, vitóra por waza-ari sobre Jahja Nurkovic, de Montenegro.

O primeiro grande desafio veio nas oitavas de final. Daniel Cargnin encarou Akil Gjakova, do Kosovo. O judoca kosovar eliminou Cargnin na primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Paris no último encontro entre os atletas. Mas Cargnin conseguiu a revanche. O duelo foi para o golden score e o brasileiro ganhou o duelo por hansoku-make. Daniel Cargnin encarou o japonês Ishihara Tatsuki, atual quarto colocado do ranking mundial na semifinal. Ele conseguiu um yuko faltando dez segundos para o fim da luta. Na semifinal, Daniel Cargnin teve uma luta tensa contra o sérvio Bajsangur Bagajev. Mas o brasileiro ganhou o duelo nas punições para assegurar uma medalha no Mundial de Judô.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô