Grande resultado para Shirlen Nascimento no seu primeiro Mundial de judô. Neste domingo (15), ela entrou em ação na categoria até 57kg e garantiu a medalha de bronze. Na sua campanha, Shirlen venceu quatro de cinco lutas, incluindo uma ótima atuação contra a sul-coreana Mimi Huh, que era a atual campeã do peso leve.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Shirlen Nascimento é uma das seis estreantes da delegação brasileira no Mundial de Judô de 2025. Ela foi a sparring de Rafaela Silva nos Jogos Olímpicos de Paris, ajudando a campeã olímpica nos treinos. Como Rafa subiu de categoria, Shirlen pegou sua vaga após conseguir bons resultados no circuito internacional no começo deste ano. Ela ganhou três de quatro lutas para chegar na disputa do bronze, incluindo uma vitória sobre a sul-coreana Mimi Huh na estreia.
A disputa da medalha foi contra Maysa Pardayeva do Turcomenistão. A luta foi de altíssimo nível, com as duas atletas tentando entradas efetivas, mas se defendendo bem. Nos segundos finais, Shirlen conseguiu um golpe para yuko e teve um seguno yuko após a imobilização. Mas a arbitragem revisou o lance no vídeo e tirou a pontuação. O duelo foi ao golden score, onde logo na primeira projeção Shirlen conseguiu um waza-ari.
Derrubando a atual campeã
Logo na sua primeira luta em um Mundial de Judô, Shirlen Nascimento teve uma grande adversária pela frente. Ela encarou a sul-coreana Mimi Huh, atual campeã da categoria até 57kg e que foi vice-campeã olímpica no ano passado, superando Rafaela Silva na semifinal. Mas Shirlen não se intimidou contra a favorita. Ela deu um toque no pé da sul-coreana para desequilibrá-la e jogar a adversária no chão. Resultado final: waza-ari e vaga nas oitavas de final.
Nas oitavas de final, mais uma boa luta de Shirlen Nascimento, dessa vez contra Yang Yu-Chieh, da Taipé Chinesa. Ela dominou o duelo, mas demorou para conseguir a pontuação. Faltando cinco segundos para o fim do tempo regulamentar, ela aplicou a mesma técnica que usou contra Huh para garantir o waza-ari e vencer o combate.
Ida para a repescagem
Shirlen Nascimento lutou contra a japonesa Tamaoki Momo nas quartas de final. A judoca asitática foi bronze no Mundial de judô do ano passado e dominou o combate. Ela trabalhou o newaza para conseguir um ippon através de uma imobilização. Com a derrota, Shirlen foi para a repescagem dos 57kg. Ela derrotou a sérvia Marica Perisic com um ippon nos segundos finais da luta para avançar à disputa do bronze.