
O Brasil encerrou sua campanha no Grand Slam de Judô em Baku, no Azerbaijão, com duas medalhas. Neste domingo (16), último dia de lutas, Marcelo Fronckowiak e Leonardo Gonçalves disputaram as finais das categorias 90kg e 100kg, respectivamente. Coincidentemente, ambos acabaram superados por judocas do Japão no duelo pelo ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
90kg
Começando nas oitavas de final da categoria até 90kg, Marcelo Fronckowiak teve pela frente o alemão Fabian Kansy e avançou com waza-ari. Em seguida, nas quartas, encarou o russo Ikhan Edilsultanov, que eliminou o medalhista olímpico por equipes Rafael Macedo na estreia. O brasileiro venceu com um ippon no golden score. O lugar na decisão veio depois de um waza-ari e um ippon em pouco menos de 3 minutos de luta contra o holandês Frank de Wit.
Na luta pela medalha de ouro da categoria no Grand Slam de Baku, Marcelo enfrentou o japonês Sanshiro Murao. O brasileiro acabou superado após sofrer um waza-ari, seguido por uma imobilização do adversário.
100kg
Medalhista de bronze do judô por equipes em Paris, Leonardo Gonçalves bateu o russo Mukhamed-Ali Matev nas quartas de final dos 100kg após seu adversário tomar o terceiro shido. Em seguida, despachou Niiaz Bibalov, também da Russia, com um ippon na reta final da luta.
Na disputa pela medalha de ouro, Leonardo teve pela frente o japonês Dota Arai. Apesar da expectativa, o duelo durou menos de 10 segundos. Arai conseguiu projetar o brasileiro na primeira oportunidade e decretou sua vitória com um ippon.
