Siga o OTD

Judô

Willian Lima fica em quinto lugar no Grand Slam de Baku

Willian Lima perde para principal favorito na disputa do bronze e fica em quinto lugar no Grand Slam de Baku de judô

Willian Lima vibra e sorri após vitória no Grand Slam de Baku de judô
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

O brasileiro Willian Lima ficou em quinto lugar no primeiro dia do Grand Slam de Baku de judô, nesta sexta-feira (16), no Azerbaijão. Ele venceu duas lutas nas preliminares da categoria até 66kg, caiu nas quartas de final e precisou disputar a repescagem antes de perder para o azeri Yashar Najafov na disputa pelo bronze. Outros cinco brasileiros também competiram no dia, mas nenhum foi longe.

Décimo colocado do ranking mundial, Willian Lima venceu o letão Anthony De Angelis na estreia. O brasileiro chegou a ter um waza-ari de vantagem, mas levou a vitória depois que o adversário recebeu três shidôs. Em seguida, o judoca superou o russo Abrek Naguchev, também nos shidôs, e se garantiu nas quartas de final. Por lá, sofreu um ippon contra o francês Daikii Bouba e não avançou à semi.

Com a derrota, Willian teve que disputar a repescagem. Ele encarou o italiano Matteo Piras e saiu vencedor mais uma vez depois que o adversário levou três punições por falta de combatividade. Já na disputa de terceiro lugar, o brasileiro teve o azeri Yashar Najafov, sexto colocado do ranking mundial, pela frente. Willian começou com maior volume de luta, mas recebeu três shidôs e acabou derrotado.

Aos 24 anos de idade, Willian Lima é o principal judoca brasileiro do peso meio leve. Ele buscava sua quinta quinta medalha em um Grand Slam. Seu último pódio em uma competição do nível foi em Antalya, na Turquia, em março do ano passado. Willian aparece em 11º lugar no ranking olímpico do peso meio leve, mas deve subir para o oitavo lugar na próxima atualização, pela campanha em Baku.

Outros brasileiros

Outros cinco brasileiros entraram em ação no primeiro dia do Grand Slam de Baku de judô. A única a vencer uma luta foi Amanda Lima, na categoria até 48kg. Ela, que ainda busca um lugar na zona de classificação para Paris-2024, superou a turca Merve Azak, por hansokumake, em sua estreia. No entanto, caiu diante da sérvia Milica Nikolic, quinta colocada do ranking mundial, por ippon, nas oitavas de final.

Pela categoria até 52kg, tanto Jessica Pereira quanto Larissa Pimenta ficaram de bye na primeira rodada, mas perderam na estreia. Jessica caiu diante da cipriota Sofia Asvesta, por ippon, enquanto Pimenta sofreu revés para a húngara Roza Gyertyas, após receber três shidôs. Michel Augusto (60kg) perdeu para o azeri Ahamd Yusifov, e Jessica Lima (52kg) caiu para a holandesa Julie Beurskens, na primeira rodada.

Competição que dá até mil pontos no ranking olímpico do judô, o Grand Slam de Baku segue em disputa neste final de semana. O Brasil contará com duas representantes neste sábado (17): Ketleyn Quadros (63kg) e Ellen Froner (70kg). No domingo (18), o país contará com Karol Gimenes (78kg), Marcelo Gomes (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô