Siga o OTD

Judô

Maria Portela assumirá cargo na Federação Gaúcha de Judô

Quase um ano após se aposentar, Maria Portela será a nova gerente-geral da Federação Gaúcha de Judô

Maria Portela olha para computador durante ação com a Federação Gaúcha de Judô
(Foto: FGJ)

Aposentada das grandes competições há quase um ano, Maria Portela está de volta ao ambiente cotidiano do judô. Se não mais como atleta, a ex-titular da seleção brasileira nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos agora encara um novo desafio em sua trajetória no esporte. Ela é a nova gerente geral da Federação Gaúcha de Judô.

A contratação foi alinhada no fim de janeiro, pouco após a “estreia” de Portela em uma outra função à qual ela já havia se comprometido, compondo, junto com Alex Pombo, um comissionado para ajudar a arbitragem gaúcha. Na nova função, Portela tratará diretamente com os colaboradores da FGJ, além de auxiliar em alinhamentos com a CBJ.

“Ela já está desempenhando um papel bem relevante na Federação”, atestou o presidente da FGJ, Luiz Bayard, que exalta o currículo da atleta e a formação profissional. Portela é bacharel em Educação Física, pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo. Além disso, ela possui curso de treinadora e tem um bom relacionamento com a comunidade do judô gaúcho.

“Continuar trabalhando com o judô é algo que amo e agora tenho a oportunidade de trabalhar e entender o outro lado, desde a organização das competições às outras ações corriqueiras da federação. Vejo como oportunidade de aprendizado e estou bastante motivada”, afirmou a ex-atleta, dona de 43 medalhas no circuito internacional.

Novo desafio

O dirigente citou que a contratação de Portela se alinha com a política adotada pela CBJ, de auxiliar na transição de carreiras para atletas que deixaram o alto rendimento. “O Brasil é uma potência mundial do judô. Manter grandes nomes no dia a dia de clubes, federações, em eventos é algo que só nos faz agregar em qualidade”, comentou. “A FGJ sente-se honrada em ter Maria Portela como sua gerente-geral.”

Da parte da experiente nova gerente-geral da FGJ, o clima é de expectativa. “Sou muito agradecida às oportunidades que o judô me proporcionou até hoje. Esta é uma delas. Estou muito grata à FGJ”, ressaltou Maria Portela. “Vou aprender muito, e quero passar um pouco da minha vivência e tudo o que pude vivenciar nos últimos anos.”

*Com informações da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô