Siga o OTD

Judô

Brasil ganha quatro medalhas no primeiro dia do Aberto de Lima

Foram quatro medalhas de Jéssica Pereira, Michael Marcelino, Marcelina Francisco e Yasmin Lima: um ouro, uma prata e dois bronzes.

Jéssica Pereira medalhou para o Brasil no Pan Americano de judô em Lima (Divulgação/IJF)
(Divulgação/IJF)

Neste sábado (22), a seleção brasileira conquistou quatro medalhas no Aberto de Lima de judô, última etapa do circuito pan-americano de judô. O maior destaque do dia ficou com Jéssica Pereira, que conquistou o ouro na categoria 52kg feminino após derrotar a peruana Brillith Gamarra. Ocuparam o pódio também Michael Marcelino (73 kg), com a prata, além de Marcelina Francisco (48 kg) e Yasmin Lima (52 kg) com os bronzes. Nicolas Santos também participou, mas foi eliminado na primeira disputa.

Com o resultado, o Brasil se encontra em quarto lugar no ranking de medalhas por país. Vale lembrar que competição é a última a pontuar no ranking continental classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. O Brasil já está classificado em todas categorias, mas o torneio também vale para o ranking olímpico também, ainda que seja o torneio com menor pontuação para a Federação Internacional de Judô (IJF).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Categorias femininas

Para conquistar o ouro, Jéssica Pereira, de 28 anos, precisou passar por quatro fortes combates. Entre eles, um com a compatriota Yasmin Lima. Ambas as brasileiras caíram na chave C do torneio, sendo obrigadas a se enfrentarem pelas quartas de final da categoria feminina 52 quilos. Nessa disputa, quem se deu melhor foi Jéssica, que avançou para as semis contra a mexicana Paulina Martinez de quem também ganhou.

Enquanto isso, Yasmin caiu para a chave de disputa do bronze, contra a porto-riquenha Francine Echevarria. Felizmente, ambas as brasileiras tiveram uma trajetória vitoriosa e acabaram promovendo uma dobradinha no pódio. Enquanto Jéssica derrotou a peruana Brillith Gamarra na final, Yasmin dominou a haitiana Jennifer Etienne pela disputa de bronze, conquistando duas medalhas na categoria 52 kg para o Brasil.

A terceira medalha brasileira também veio das mulheres. Na categoria 48kg, Eduarda Francisco caiu nas semifinais para a colombiana Erika Lasso. Com isso, a atleta mudou de chave e passou a disputar o bronze em um confronto contra a cubana Zamarit Gregorio. Nessa luta, Eduarda se sobressaiu sobre a adversária e também conquistou para o Brasil um dos dois bronzes que estavam em jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Categorias masculinas

Já nas disputas masculinas, Michael Marcelino venceu duas lutas para chegar vencedor ao final da chave D dos 72 kg. Ao avançar para as semis, o brasileiro enfrentou Gilberto Cardoso, mexicano que posteriormente conquistou o bronze. Por fim, Michael, de 24 anos, enfrentou o cubano Magdiel Estrada na final, de quem perdeu apesar da luta equilibrada, conquistando a prata brasileira.

Classificação para Paris 2024

O Aberto de Lima conta com a participação de 118 atletas inscritos, provenientes de 24 países diferentes. Além disso, a conquista da medalha de ouro concede 100 pontos no ranking mundial da IJF, o qual é utilizado como critério de classificação para os Jogos Olímpicos em Paris. Ademais, a medalha de ouro nesta competição também proporciona 200 pontos no ranking pan-americano da CPJ, que é utilizado para determinar a classificação para os Jogos Pan-Americanos em Santiago.

Após o Pan-Americano de Judô de Guaiaquil e do Aberto da Bahia, no início do mês, o Brasil assegurou vaga em todas cas categorias no Pan de Santiago e portanto os principais judocas do Brasil não estão competindo em Lima, dando chance para novos nomes se destacarem.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Judô